Desconvocada greve dos operadores de condução da Metro do Porto

O Sindicato dos Maquinistas desconvocou a greve dos agentes de condução da Metro do Porto, prevista para o fim de semana, quando decorrerá a Red Bull Air Race sobre o rio Douro, foi hoje anunciado.

O pré-aviso de greve previa a paralisação a partir das 12:00 de sexta-feira até às 12:00 de segunda-feira.

"No seguimento das conversações havidas entre o SMAQ - Sindicato dos Maquinistas e as empresas Prometro e Metro do Porto, SA, e dos contactos realizados entre as partes no dia de ontem [quarta--feira], rececionados os compromissos e declarações sobre o acordo alcançado, este sindicato vem por este modo comunicar que se encontram reunidas as condições para desconvocação da greve", lê-se num ofício endereçado pelo SMAQ ao Ministério do Trabalho e às administrações da Prometro e Metro do Porto, bem como à Direção dos Serviços para as Relações Profissionais.

A Metro do Porto é uma das operadoras de transporte da região que está a preparar um reforço da oferta para a altura da Red Bull Air Race, com "a circulação de veículos duplos em todas as linhas" no sábado e no domingo.

De acordo com estimativa feita pelo presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, são esperados mais de um milhão de espetadores nos dois dias de ação (sábado e domingo).

A etapa da Red Bull Air Race, na qual os pilotos terão que cumprir um percurso entre obstáculos instalados no rio Douro, entre as pontes Luiz I e Arrábida, tem início na sexta-feira, com treinos livres.

O público pode acompanhar a ação destes aviões de acrobacia nas margens do Porto e de Vila Nova de Gaia, em áreas de acesso livre onde serão montados ecrãs gigantes.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG