Mourinho chega a acordo com o fisco espanhol: pena transformada em multa
Mourinho e a autoridade tributária espanhola acordaram os termos para concluir o processo de dois delitos fiscais de uma fraude de mais de três milhões de euros.
A notícia é do El Mundo: o treinador do Manchester United vai aceitar a condenação a um ano de prisão, convertida em multa, pela prática de dois delitos fiscais relacionados com uma fraude de 3,3 milhões relacionados com direitos de imagem.
Relacionados
Na prática, o treinador vai desembolsar 669.323 euros, uma vez que em 2014 já tinha desembolsado 4,4 milhões de euros em taxas, coimas e juros relativos a uma primeira investigação.
Segundo o título espanhol, Mourinho vai aceitar por escrito ter ocultado ao fisco espanhol os seus rendimentos relacionados com os direitos de imagem dos anos de 2011 e 2012, que recebeu através de uma empresa sedeada num paraíso fiscal, as Ilhas Virgens Britânicas.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Em contrapartida, a justiça aceitará a comutação da pena de prisão em multa.
O caso de José Mourinho envolve verbas menos avultadas, mas terá o mesmo final que o de Cristiano Ronaldo, que vai pagar 19 milhões de euros de multa.
O El Mundo lembra que quer o empresário Jorge Mendes, quer o advogado Carlos Osorio, "verdadeiro cérebro jurídico" do esquema de ocultação de rendimentos, não foram chamados a responder.