Jogador de beisebol suspenso 81 jogos por violência doméstica

A liga de beisebol americana resolveu suspender Domingo German ao abrigo da sua política de violência doméstica, apesar de não ter sido ainda oficialmente acusado. O lançador do Yankees não receberá salário durante este período.

Domingo German, jogador dominicano de beisebol dos New York Yankees, foi castigado com 81 jogos por uma suposta agressão à sua noiva, anunciou Robert Manfred, comissário da Major League Baseball (MLB).

"Terminámos a investigação envolvendo as alegações de que Domingo German violou a política de violência doméstica, violência sexual e abuso infantil da Major League Baseball. Depois de revistas todas as evidências disponíveis, concluí que o sr. German violou a nossa política e esta punição é apropriada", referiu o comissário.

Esta punição de 81 jogos é a maior alguma vez aplicada pela MLB a um jogador que não foi ainda oficialmente acusado de violência doméstica. Antes deste caso, Addision Russell, dos Chicago Cubs, foi suspenso por 40 partidas entre 2018 e 2019 por alegadamente ter agredido a ex-mulher.

Domingo German, que se destaca na posição de lançador, foi suspenso preventivamente pela MLB em setembro, acusado de ter agredido a namorada, de quem tem um filho. O jogador teria dado um estalo à noiva num centro comercial em Nova Iorque, no seguimento de uma forte discussão, incidente que foi testemunhado por um funcionário da liga de beisebol.

O atleta já cumpriu 18 jogos de suspensão (de setembro até agora), e neste ano irá ainda perder mais 63 partidas.

"A violência doméstica, em qualquer forma, é um assunto muito grave que afeta todos os setores da nossa sociedade. A MLB tomou a dianteira neste desporto para a que a consciência e a prevenção sejam uma prioridade nestes casos. E nós apoiamos estas medidas", podia ler-se num comunicado emitido pelos New York Yankees.

Além do castigo de 81 jogos, Domingo German vai pagar uma multa cujo montante vai reverter para uma instituição, não terá direito a receber salários durante o tempo em que estiver suspenso e será obrigado a frequentar um programa educacional sobre violência doméstica.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG