Já há acordo. Jorge Jesus é o novo treinador do Flamengo

O treinador vai orientar o clube brasileiro por uma época. O acordo foi estabelecido em Madrid, depois de um encontro com Rodrigo Landim, presidente do Flamengo

Jorge Jesus é o novo treinador do Flamengo. O treinador português de 64 anos encontrou-se este sábado em Madrid com Rodolfo Landim, presidente do clube do Rio de Janeiro, e chegaram a acordo para um contrato válido por um ano.

Jesus vai assim substituir Abel Braga no comando da equipa brasileira, estando previsto que comece a trabalhar em meados de junho, ficando com um salário a rondar os quatro milhões de euros anuais.

À saída do encontro com Landim, o treinador deu as suas primeiras declarações como técnico do Flamengo, publicadas pelo jornal brasileiro Globo Esportes. "O que me convenceu principalmente foi a grandeza do Flamengo. São quatro os clubes mais famosos do mundo: Flamengo, Boca Juniors, Barcelona e Real Madrid. Portanto foi um dos motivos para eu aceitar, além de ganhar títulos. O Flamengo me dará uma possibilidade de ganhar a Libertadores e o Mundial de clubes. Fiquei muitos anos no Benfica e ganhei tudo. E esse é o objetivo maior que fez com que eu aceitasse este desafio", assumiu.

O técnico revelou ter tido sempre o "sonho treinar no Brasil e o Flamengo é uma das mais fortes", acrescentando que aceitou este convite apesar de ter "várias propostas em cima da mesa".

Jesus admitiu que ainda existe um impasse relativamente à formação da sua equipa técnica, uma vez que "não está decidido" se também o acompanham os habituais adjuntos. Sobre a equipa vai orientar durante a próxima temporada, mostrou-se perfeitamente identificado: "Conheço todos jogadores do Flamengo, mas não trabalhei com nenhum. Em Portugal acompanho [o futebol brasileiro]. Acompanho 24 horas o futebol brasileiro, vários programas de televisão", declarou.

Jorge Jesus é o 11º técnico estrangeiro da história do Flamengo. Mas não é o primeiro português a orientar o clube carioca. Ernesto Santos passou pelo Rubro-Negro em 1947 e comandou a equipa durante 48 jogos, com 27 vitórias, 10 empates e 11 derrotas. Além Ernesto Santos, também Cândido de Oliveira comandou o Flamengo em 1950.

O Flamengo ocupa atualmente o sexto lugar do Brasileirão, com três pontos a menos que o Palmeiras, e está apurado para os oitavos-de-final da Taça Libertadores e da Copa do Brasil.

No Benfica, Jorge Jesus venceu três campeonatos nacionais, cinco taças da Liga, uma Taça de Portugal e uma Supertaça portuguesa, tendo atingido por duas vezes a final da Liga Europa, que perdeu frente ao Sevilha e ao Chelsea. O Sporting foi o último clube que treinou em Portugal, no qual conquistou uma Taça da Liga e uma Supertaça nacional.

Mais Notícias