F1 regressa a Portugal em outubro em Portimão. Prevista a presença de público

Prova vai realizar-se no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, no dia 25 de outubro. É o regresso da Fórmula 1 ao nosso país 24 anos depois de o Estoril ter sido palco do último Grande Prémio de Portugal.

Está confirmado: o Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, vai receber este ano uma prova do Mundial de Fórmula 1, a 25 de outubro.

O Grande Prémio de Portugal vai ser disputado entre 23 e 25 de outubro, estando prevista a presença de público nas bancadas, disse esta sexta-feira à Lusa o presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), Ni Amorim.

A publicação especializada Racefans já tinha dado como confirmada a inclusão de Portimão no calendário do Mundial de 2020, tal como Ímola (itália).

Até agora estavam incluídas apenas dez provas, com a última ser em Sochi na Rússia. As três novas corridas em que se inclui o Grande Prémio de Portugal vão realizar-se depois desta data. Tudo indica que Portimão irá receber os bólides no fim de semana de 23, 24 e 25 de outubro embora estas datas careçam ainda de confirmação oficial.

O anúncio foi feito esta sexta-feira, no autódromo de Portimão. O Estado português irá participar no investimento para a realização da prova e a cervejeira Heineken será um dos patrocinadores.

"A primeira palavra que me apetece dizer é: conseguimos", exclamou a presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, durante o anúncio oficial.

A autarca não escondeu o "orgulho" por ver o Algarve no Mundial de Fórmula 1. "Conseguimos partilhar este sonho com o nosso primeiro-ministro", afirmou enquanto lembrava a visita que António Costa fez ao circuito algarvio. "Ficou estupefacto", lembra.

"É fantástico" ter a Fórmula 1 em Portugal, frisou Isilda Gomes, que destacou "o papel dos autarcas do Algarve que também se juntaram à câmara municipal de Portimão para que conseguissemos concretizar este sonho".

"A organização de uma prova destas é um orgulho para o Algarve e para o país", destacou a autarca. "Toda a gente fica com a certeza que vamos ter uma grande prova em Portimão".

A presidente da câmara de Portimão não esquece o que o país e o mundo estão a atravessar devido ao novo coronavírus , tendo afirmado que "o Algarve tem sabido controlar a pandemia graças também à capacidade de resposta dos nossos profissionais de saúde". "E por isso estamos aqui a receber esta medalha de honra", congratulou-se.

"Isto vem trazer autoestima aos portugueses e aos algarvios numa fase tão má", acrescentou referindo a um "problema mundial".

A autarca de Portimão disse ainda que "a promoção desta prova e do destino turístico Algarve não é quantificável".

A administração do autódromo já se tinha mostrado confiante neste regresso. "Estamos a trabalhar afincadamente na garantia da Fórmula 1 para Portugal. É um processo complexo, complicado e difícil. Neste momento, estamos a tentar dar todos os passos necessários e pensamos que até meados da próxima semana a situação deve estar resolvida", disse, há cerca de um mês, à agência Lusa Paulo Pinheiro, do Autódromo Internacional do Algarve.

Será a estreia de Portimão em provas de Fõrmula 1 mas não na receção aos carros. Várias equipas já utilizaram o autódromo algarvio para realizarem testes.

É o regresso a Portugal da Fórmula 1 após 24 anos de paragem. O último Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 disputou-se no Autódromo do Estoril a 22 de setembro de 1996, e teve como vencedor Jacques Villeneuve. O segundo lugar foi de Damon Hill, numa dobradinha da Williams-Renault. Michael Schumacher foi terceiro, pela Ferrari.

Além do GP de Portugal, que será a 11.ª prova do campeonato, foram hoje anunciados provas em Nurburgring, na Alemanha, de 09 a 11 de outubro, e uma prova em Ímola, de 31 de outubro e 01 de novembro.

Calendário do campeonato do mundo de Fórmula 1 de 2020:

03 a 05 julho - Grande Prémio da Áustria, em Spielberg

10 a 12 julho - Grande Prémio de Steiermark, em Spielberg

17 a 19 julho - Grande Prémio da Hungria, em Budapeste

31 julho a 02 agosto - Grande Prémio de Inglaterra, em Silverstone

07 a 09 agosto - Grande Prémio 70 Anos de F1, em Silverstone

14 a 16 agosto - Grande Prémio de Espanha, em Barcelona

28 a 30 agosto - Grande Prémio da Bélgica, em Spa-Francorchamps

04 a 06 setembro - Grande Prémio de Itália, em Monza

11 a 13 setembro - GP Ferrari 1000, em Mugello

25 a 27 setembro - GP da Rússia, em Sochi

09 a 11 de outubro -- GP de Eifel, em Nurbirgring

23 a 25 outubro -- GP de Portugal, em Portimão

31 de outubro e 01 de novembro - GP de Emília Romana, em Ímola

Mais Notícias