Benfica e FC Porto na lista de clubes europeus com maior valor comercial

Quase 100 milhões de euros separam a avaliação de águias e dragões. Ambos estão muito longe da avaliação do Real Madrid, o líder do ranking, seguido por Manchester United e Barcelona.

O Benfica e o FC Porto estão na lista dos 32 clubes europeus de futebol com maior valor comercial, segundo um estudo divulgado esta quinta-feira pela auditora KPMG, numa lista que é liderada pelos espanhóis do Real Madrid.

O Benfica subiu dois lugares em relação ao ano passado e está agora no 24.º lugar, com um valor comercial de 410 milhões de euros, enquanto o FC Porto, que no ano passado não figurava na lista, surge agora em 30.º, com um valor de 313 milhões de euros.

Os espanhóis do Real Madrid continuam a liderar a lista, estando avaliados em 3478 milhões de euros, seguidos pelos ingleses do Manchester United, com 3342 milhões de euros.

No terceiro lugar surge agora o Barcelona, com 3193 milhões de euros, tendo ultrapassado os alemães do Bayern Munique (2878 milhões de euros), que estão agora no quarto lugar.

A lista de 32 clubes divulgada pela auditora KPMG é dominada pelos clubes dos cinco grandes campeonatos (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França), com apenas cinco exceções. Para além de Benfica e FC Porto, os holandeses do Ajax (23.º) e os turcos do Galatasaray (27.º) e Besiktas (31.º) também surgem na lista.

O relatório tem por base uma análise das últimas demonstrações financeiras disponíveis dos clubes, levando em conta cinco métricas específicas do futebol: lucro, potencial desportivo, popularidade, direitos de transmissão e propriedade do estádio.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG