A França vai ser campeã do Mundo? A matemática diz que sim

Algoritmo criado por um grupo de portugueses, usado para analisar fragilidades e pontos fortes das equipa, aponta os franceses como os mais do que prováveis vencedores da final do Mundial 2018 (domingo, em Moscovo).

Depois de analisados 2375 jogos, ou seja 1 584 125 variáveis, o Alphawin, algoritmo matemático ao serviço do desporto chegou à conclusão que a França vai ser a nova campeã do Mundo de futebol. Pelo menos, há 62% de probabilidades de isso acontecer, contra 38% a favor do título croata.

Ainda segundo conclusões matemáticas, Pogba é o mais influente na criação de jogo francês (85% de eficácia) e Brozovic o que mais influência tem na criação de jogo da Croácia (90%). Já Griezmann é o mais influente no ataque entre os franceses e Perisic entre os croatas.

Em 2017, um grupo de portugueses decidiu avançar com a conceção de algoritmos desportivos, com aplicação no futebol. A Alphawin lançou o primeiro algoritmo de ajuda à tomada de decisão nas grandes penalidades, desde então estendeu a ferramenta de apoio à tomada de decisão do atletas.

Como? Através de análise de forecasting, series temporais, redes neuronais, algoritmo genético, teoria de jogos, modelação estatística, equações diferenciais, entre outras das mais avançadas técnicas na área da modelação matemática, Big Data e Machine Learning.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG