Zubizarreta e Camilla vencem 1.ª etapa do circuito nacional

Tiago Pires e a bicampeã nacional Teresa Bonvalot, lesionados, ficaram no terceiro lugar da prova que decorreu na praia de Ribeira d"Ilhas, na Ericeira. Vasco Ribeiro perdeu na final.

O Allianz Ericeira Pro by Dakine, a primeira das cinco etapas da Liga Moche 2016, terminou ontem com ondas razoáveis na praia de Ribeira d"Ilhas. Gony Zubizarreta e Camilla Kemp foram os vencedores da prova que começou por volta das 7.30. O espanhol, residente em Portugal há vários anos, afirmou--se como o melhor surfista do campeonato, ao eliminar os principais candidatos ao título nacional.

"Foi incrível! Comecei com um 9.5 mas depois não estava a conseguir encontrar uma segunda onda. O Vasco é um surfista muito forte e eu sabia que ia precisar de outra onda rapidamente. Felizmente, descobri uma perfeita no fim da bateria e fiz o 9.90. Foi a minha melhor bateria de sempre na Liga Moche! Quero agradecer à organização por me deixar competir neste circuito, que considero ser o melhor da Europa", afirmou Gony depois da final, emocionado com a vitória.

Mas antes do derradeiro duelo contra o campeão mundial de juniores em 2014, o galego foi o primeiro a entrar dentro de água para competir contra Guilherme Fonseca nos quartos-de-final. Gony não teve problemas em eliminar o jovem de Peniche e, com uma pontuação total de 16.00, foi o segundo melhor surfista nesta fase da prova, resultado apenas superado por Tiago Pires, com 16.10, e contra quem o espanhol viria a surfar nas meias.

Gony não se deixou acanhar pelo facto de Saca ser um dos principais favoritos e surfou contra o ex-top do circuito mundial tal como nas baterias anteriores. Tiago não baixou os braços e tentou sempre virar o resultado, embora no seu desempenho fosse ainda visível a influência de uma lesão sofrida recentemente. Porém, a situação não se alterou até ao toque da buzina e, com este resultado, Zubizarreta repetia a vitória alcançada sobre Saca no mesmo palco, em 2010, nos quartos-de-final do Quiksilver Pro Portugal, etapa do circuito mundial de qualificação em que alcançou o 2.º lugar. A outra semifinal contou com a presença do brasileiro Pedro Henrique e do tricampeão nacional Vasco Ribeiro, que levou a melhor. O surfista do Estoril começou o dia a eliminar José Ferreira, numa disputa que quase não lhe deu luta. Já Pedro Henrique venceu Tomás Fernandes numa bateria morna, em que as ondas não permitiram pontuações elevadas.

E assim se chegou à final masculina entre Gony e Vasco, campeão do circuito em 2011, 2012 e 2014. O espanhol manteve o elevado ritmo, fazendo logo ao início uma onda de 9.5, à qual Vasco respondeu com um 8.5. Com ambos à procura de uma segunda onda boa, a sorte apareceu ao lado de Zubizarreta no final da bateria, que fez a melhor nota de toda a prova, 9.9 em 10 pontos possíveis, derrotando Ribeiro com uma pontuação total de 19.40 (em 20 possíveis) contra os 13.50 do surfista português.

Já a final feminina foi dominada desde o início por Camilla Kemp, vice-campeã do circuito. A surfista do Guincho começou a bateria com uma nota de 6.25, à qual Carina Duarte, campeã nacional em 2008 e 2013, nunca conseguiu responder. A vencedora do Allianz Ericeira Pro by Dakine terminou o confronto com uma pontuação total de 12.25 contra os 8.10 da sua adversária.

Com esta vitória, Camilla sucede a Teresa Bonvalot, bicampeã nacional, como vencedora da etapa da Ericeira, que à semelhança de Tiago Pires também competiu lesionada. "Estou muito contente. O mar estava um pouco parado por causa da maré mas estou feliz por ganhar. É sempre bom começar a época assim. Neste ano vou tentar atacar o título nacional. Esta vitória foi apenas numa etapa e não decide nada. Por isso quero continuar a fazer os meus campeonatos e a trabalhar. Mas, claro, estou muito feliz.", afirmou a surfista.

Ao ganharem o Allianz Ericeira Pro by Dakine, Gony Zubizarreta e Camilla Kemp são os atuais líderes do ranking da Allianz Triple Crown, troféu interno do circuito para o qual contam apenas três provas e que irá distribuir mais de seis mil euros entre os vencedores masculino e feminino.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG