Sporting sem candidatura, mas líder com goleada

Sporting iguala maior vitória de sempre em receções ao Paços, na I Liga, na qual assumiu a liderança, em igualdade pontual com o Benfica. Fredy Montero regressou aos golos com um "bis".

O Sporting ascendeu, neste domingo, à liderança da I Liga, à 11.ª jornada, ao tirar máximo proveito de um ciclo em que o tricampeão FC Porto "desperdiçou" sete pontos em três rondas. A equipa leonina goleou o Paços de Ferreira por 4-0, em Alvalade, ocupou o "trono" que durante duas horas foi do Benfica, ainda que as águias tenham o mesmo número de pontos (26), mas pior diferença de golos.

Leonardo Jardim continua sem admitir a candidatura ao título, mas o Sporting conseguiu igualar o melhor registo pontual à 11.ª ronda desde 2006. Na altura, no entanto, os leões estavam a dois pontos do FC Porto, sendo que agora têm mais dois do que os portistas. Tal foi possível ao igualar a maior goleada de sempre em receções ao Paços de Ferreira na I Liga, que perdurava há 10 anos.

Tinha sido em 2003, no dia do último "hat-trick" de Mário Jardel pelo Sporting, que os leões tinham batido o Paços 4-0. Essa proeza foi igualada com relativa tranquilidade, num jogo em que Rui Patrício foi pouco mais do que mais um espectador. William Carvalho, um "monstro" no meio-campo leonino, abriu o marcador aos 15 minutos, após canto de André Martins, cada vez mais a assumir-se como o "maestro" de Alvalade.

Havia expetativa para conferir se Fredy Montero seria capaz de regressar aos golos, após mais de um mês de jejum, e o colombiano não desiludiu os adeptos, ao desviar o cruzamento de Carrillo para o 2-0 (52'). Perante um Paços de Ferreira que não conseguia responder à desvantagem, o 3-0 chegou com naturalidade e colocou um ponto final no desafio: Filipe Anunciação fez falta para penálti, foi expulso e Montero fez o 3-0 (71').

O ponta-de-lança soma já 11 jogos em 11 jornadas, mais três do que o compatriota Jackson Martínez, e lidera os goleadores da I Liga. Foi já sem o colombiano em campo que o Sporting fechou a goleada, por intermédio de André Martins, a alcançar o golo que a sua exibição já "pedia". Os leões saltam, assim, para o topo, com um sonho cuja concretização não parece, de todo, impossível: serem líderes isolados da I Liga, algo que não acontece desde janeiro de 2005.

Filme do jogo:

90+3' Final do jogo!

90+1' Wilson Eduardo, em lance individual, atira para defesa de António Filipe.

90' Três minutos de compensação...

89' GOLO DO SPORTING! ANDRÉ MARTINS FAZ O 4-0! Wilson Eduardo começou por atirar à trave, num cruzamento do lado direito, mas a bola sobrou para André Martins, que atirou um "míssil" para a goleada.

86' Substituição no Sporting. Saiu Fredy Montero e entrou Wilson Eduardo.

85' Gérson Magrão falha por pouco. Remate forte e rasteiro, a rasar o poste.

82' Cédric remata forte, mas a bola foi intercetada.

80' Caetano desperdiça! Na melhor e única ocasião de golo para o Paços, Bebé rematou para defesa de Rui Patrício e Caetano, na recarga, atirou ao lado do alvo.

78' Substituição no Sporting. Saiu André Carrillo e entrou Slimani.

77' Dupla substituição no Paços de Ferreira. Saíram Sérgio Oliveira e Tony e entraram Seri e Bebé.

76' Cartão amarelo para Sérgio Oliveira, após entrada sobre Diego Capel.

74' Leonardo Jardim vai lançar a "arma secreta" Slimani, numa altura em que o desfecho da partida está mais do que decidido.

72' GOLO DO SPORTING! FREDY MONTERO FAZ O 3-0! António Filipe acertou no lado, mas o remate do colombiano foi bem "puxado". É o 11.º golo em 11 jornadas de I Liga.

71' Penálti para o Sporting e expulsão para o Paços! Filipe Anunciação cortou a bola com o braço, na grande área, após cabeceamento de Montero. Paços de Ferreira reduzido a dez unidades. Fredy Montero pega na bola...

69' Substituição no Sporting. Saiu Adrien Silva e entrou Gérson Magrão.

68' Remate de Caetano, à malha lateral.

67' Leonardo Jardim chama-se Gérson Magrão.

65' Adrien Silva recebe assistência médica, após ter sofrido uma carga. Leonardo Jardim poderá proceder à substituição, por precaução.

62' O Sporting, curiosamente, tem quase o dobro das faltas (15-8) do Paços de Ferreira, apesar de ter maior percentagem (56%) de posse de bola.

60' Cartão amarelo para Diego Capel, por simular uma falta.

57' Cartão amarelo para Tiago Valente, por derrubar Fredy Montero.

55' Paços de Ferreira continua sem conseguir reagir à desvantagem e ainda não "testou" Rui Patrício.

52' GOLO DO SPORTING! FREDY MONTERO FAZ O 2-0! O colombiano põe fim a mais de um mês de jejum de golos, ao dar a melhor continuidade a um cruzamento de André Carrillo. É o 10.º golo em 11 jogos na I Liga.

51' Remate forte de Marcos Rojo, desenquadrado com o alvo.

48' Wilson Eduardo, Vítor e Slimani aquecem na equipa leonina.

46' Início da segunda parte! Bola para o Sporting.

- Substituição no Paços de Ferreira. Saiu Fernando Neto e entrou Caetano.

45' Intervalo em Alvalade!

44' Capel cruza para a grande área, mas André Leão afastou o perigo.

42' Sporting com 59% de posse de bola e quatro oportunidades de golo. O Paços de Ferreira ainda não conseguiu criar nenhuma.

38' Rui Patrício tem sido um espectador atento na baliza do Sporting, apesar de o Sporting estar a atravessar uma fase de menor acutilância, sem perder o domínio.

35' António Filipe evita o 2-0! Depois de uma enorme asneira de Ricardo, que isolou Fredy Montero, o avançado colombiano, com tudo para faturar, atirou para defesa do guarda-redes português.

33' Cartão amarelo para Tony, por derrubar Diego Capel.

32' Remate de longe de Sérgio Oliveira, sem perigo para Rui Patrício.

30' Sporting joga ao ritmo de André Martins, não só competente nas bolas paradas como o responsável pela dinâmica ofensiva dos leões.

28' Maurício não consegue, por pouco, o cabeceamento à baliza do Paços, na sequência de mais um canto.

25' Cédric Soares evita que o pontapé livre de Manuel José fosse para a baliza e cede canto.

23' Pacenses tentam aproveitar os lances de bola parada para criarem perigo.

21' Paços de Ferreira impotente face ao domínio leonino, ainda sem criar lances de perigo.

19' António Filipe evita o golo! Cabeceamento de Montero, após cruzamento de Cédric, para defesa do guarda-redes.

15' GOLO DO SPORTING! WILLIAM CARVALHO FAZ O 1-0! Na sequência de um pontapé de canto e de um desvio ao primeiro poste, William Carvalho, de cabeça, bateu António Filipe. Segundo golo em 11 jogos para o médio internacional por Portugal na I Liga.

15' Ricardo salva! André Martins entrou na grande área e tentou o remate, mas Ricardo evitou que a bola fosse para a baliza.

13' Jogada de ataque do Paços de Ferreira, com Marcos Rojo e Maurício a limparem dois lances de perigo.

10' Cruzamento perigoso de André Martins, para antecipação de António Filipe.

7' Sporting joga com grande proximidade da grande área pacense, algo que tem deixado Henrique Calisto irritado.

4' Cruzamento perigoso de Diego Capel, à procura de Montero, mas António Filipe antecipou-se.

2' António Filipe evita o golo! Remate forte de Cédric Soares, já dentro da grande área, para defesa do guarda-redes pacense. Entrada forte do Sporting.

1' Jorge Ferreira apita para o início do jogo! Bola para o Paços de Ferreira.

SPORTING: Rui Patrício; Cédric Soares, Maurício, Marcos Rojo, Jefferson; William Carvalho, Adrien Silva, André Martins; André Carrillo, Diego Capel e Fredy Montero. Suplentes: Marcelo Boeck, Eric Dier, Vítor, Gérson Magrão, Wilson Eduardo, Carlos Mané e Islam Slimani.

PAÇOS DE FERREIRA: António Filipe; Tony, Tiago Valente, Ricardo, Hélder Lopes; Filipe Anunciação, André Leão, Sérgio Oliveira; Manuel José, Rúben Ribeiro e Fernando Neto. Suplentes: Matías Degra, Grégory, Rodrigo Antônio, Seri, Caetano, Hurtado e Bebé.

O Sporting defronta neste domingo o Paços de Ferreira (19.45), à procura de alcançar algo inédito desde janeiro de 2005: ser líder isolado na I Liga. É, precisamente, desde a época 2004/05, de José Peseiro, que os leões não sabem o que é estar sozinho no primeiro lugar, ainda que apesar da derrota do FC Porto em Coimbra o Sporting tenha que esperar por um "deslize" do Benfica, em Vila do Conde, para ser líder isolado.

A equipa de Leonardo Jardim pode, inclusive, alcançar a melhor pontuação do Sporting à 11.ª jornada desde 2006/07: 26 pontos. Na altura, no entanto, o FC Porto era líder, com 28 pontos, enquanto desta vez os leões poderão superar os 24 dos portistas. Contas que só serão possíveis de concretizar em caso de vitória frente a um Paços que, na época passada, com Paulo Fonseca, ganhou os dois jogos da I Liga aos leões.

A troca de Costinha por Henrique Calisto trouxe melhorias ao Paços de Ferreira, que não perde nem sofre golos há três jogos. Os leões, por sua vez, só perderam no Dragão e na Luz na corrente temporada e, mesmo sem assumir a candidatura ao título, estão em clara luta pelo estatuto que já foge desde 2001/02. Marcos Rojo e Wilson Eduardo estão de regresso à convocatória de Leonardo Jardim, que não tem nenhuma baixa no plantel.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG