Montero, o quinto regresso na era Bruno de Carvalho
Colombiano sucede a Nani, João Pereira, Beto e Elias. Já nenhum está em Alvalade mas o avançado de 30 anos assinou contrato por ano e meio com opção por mais dois
Fredy Montero está de regresso ao Sporting. Isto já não é propriamente uma novidade, mas, se analisarmos as contratações leoninas no consulado Bruno de Carvalho - ou seja, desde 2013-14 -, constatamos que começa a existir um padrão nas aquisições feitas. Não se podendo falar numa preferência, há, de certa forma, um privilégio em assinar com jogadores que já vestiram de leão ao peito.
Relacionados
Montero é o quinto jogador, desde que Bruno de Carvalho assumiu a presidência em 2013, que regressa. O primeiro de todos foi Nani, após sete anos ao serviço do Manchester United. O extremo esteve na época 2014-15 em Alvalade, cedido pelos red devils, ao abrigo da transferência de Marcos Rojo. Com Marco Silva no banco venceu uma Taça de Portugal, a segunda da sua carreira. Depois rumou ao Fenerbahçe, tendo depois passado pelo Valência antes de se vincular à Lazio.
Em 2015-16, Jorge Jesus, adepto de jogadores experientes, pediu a contratação do lateral João Pereira, que já tinha orientado em Braga. O defesa, que já tinha representado o Sporting de janeiro de 2010 a junho de 2012, realizou 44 jogos, venceu uma Supertaça, cumpriu um ano e meio do contrato e depois saiu, tal como Nani, rumo à Turquia para defender a camisola do Trabzonspor, onde ainda permanece.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Na época passada, mais dois regressos. O guarda-redes internacional Beto, que tinha sido formado em Alvalade, materializou o sonho de representar a equipa principal dos leões, um objetivo que o seu pai, entretanto falecido, não presenciou. Foram nove jogos a substituir Rui Patrício, sem comprometer em nenhum deles e com exibições decisivas à mistura. No final da época, perante a possibilidade de poder estar presente no Mundial, sensibilizou Jorge Jesus e Bruno de Carvalho e estes deixaram-no sair. Curiosamente, Beto seguiu as pisadas de Nani e de João Pereira e transferiu-se para a Turquia, onde representa o emergente Göztepe.
O presidente "meio maluco"
Elias entrou depois de Beto, mas saiu antes - em janeiro de 2017. Não durou mais de seis meses, apesar de ter sido um pedido de Jorge Jesus, que já o desejava no Benfica.
O regresso de Elias acabou por ser o mais surpreendente de todos. Não pela sua qualidade, mas porque um dos primeiros atos de gestão de Bruno de Carvalho teve que ver com a sua venda, numa situação herdada de Godinho Lopes. Em 2014, após o final do impasse que o impedia de jogar, o internacional brasileiro adjetivou o líder leonino com palavras pouco meigas. "Queria muito ter voltado para o Flamengo. Acho que foi birra porque o presidente do Sporting é meio maluco. Ele próprio diz isso sobre si...", disse Elias.
Mas a verdade é que o médio regressou mesmo em 2016, contudo a sua contratação foi feita para acautelar a saída de Adrien para o Leicester, que não chegou a verificar-se. E, na comparação com o campeão europeu, Elias saiu sempre a perder. Por isso, seis meses depois voltou ao Brasil para representar o Atlético Mineiro, no qual é peça nuclear.
A treinar em Seattle
Fredy Montero, o quinto regressado a Alvalade na era Bruno de Carvalho e o único contratado duas vezes pelo presidente do Sporting, chegou a Lisboa com défice de competição, visto que o último encontro que realizou foi a 3 de novembro, na 2.ª mão da meia-final da Major League Soccer que os Vancouver Whitecaps perderam diante dos Seattle Sounders, equipa que o colombiano tinha representado antes de ingressar no Sporting em 2013.
Montero, que assinou por ano e meio com mais duas épocas de opção (cláusula de rescisão de 60 milhões), não tem estado integrado em nenhuma equipa, mas o DN sabe que o avançado tem-se treinado diariamente em Seattle, cidade onde ganhou raízes e tem residência, de forma a sentir o menos possível o regresso à competição.
A sua utilização não estará para breve mas em fevereiro, depois de uma pequena pré-época a realizar na Academia, estará operacional para os sete encontros agendados que o Sporting tem de disputar.
Ao que o DN apurou, Jorge Jesus quando soube da disponibilidade do colombiano deu luz verde à contratação, pois considera que Montero tem as características necessárias para fazer dupla com Bas Dost (e Doumbia).
"Bem-vindo, meu menino leão Montero! Eu disse-te: "Duas épocas e estarás de volta!", escreveu o presidente dos verdes e brancos na rede social Facebook com uma foto sua juntamente com o colombiano a ilustrar a publicação.
"Estou feliz por estar aqui e só quero acrescentar o meu talento à equipa. Deus queira que nesta minha segunda parte possamos conseguir o título. Esse é o objetivo número um", disse ontem Montero, autor de 37 golos em 94 jogos na primeira passagem por Alvalade.
Hoje começa a segunda etapa, apresentando-se em Alcochete, onde vai "conhecer os novos jogadores e dar um abraço aos velhos conhecidos" como Rui Patrício, Jonathan Silva, William Carvalho, Bryan Ruiz, Iuri Medeiros, Gelson Martins e Bruno César, futebolistas que já partilharam balneário com o colombiano.