O ano do leão. Agora campeão europeu de hóquei em patins

Sporting venceu (4-3) FC Porto na final da Liga Europeia, após prolongamento, e sagrou-se bicampeão europeu. É o terceiro troféu conquistado no espaço de duas semanas.

Campeão europeu de futsal, campeão nacional de futebol e agora também campeão europeu de hóquei em patins. É este o saldo do Sporting em cerca de duas semanas, que marca uma das melhores temporadas desportivas de sempre da história dos leões.

A equipa leonina venceu este domingo o FC Porto por 4-3, após prolongamento, e defendeu com sucesso o título de campeão europeu de hóquei em patins, graças aos golos de Toni Pérez e Gonzalo Romero no prolongamento.

Na reedição da final de 2018/19, os dragões até começaram a partida melhor e já venciam por 2-0 aos cinco minutos, com golos de Rafa e Gonçalo Alves na conversão de um livre direto. Mas Ezequiel Mena marcou na própria baliza (14) e Toni Pérez (38), já no segundo tempo, levaram o encontro para prolongamento.

Pérez voltou a marcar e operou a reviravolta no marcador, aos 53 minutos, dilatada no mesmo minuto por Gonzalo Romero, através de livre direto, enquanto Gonçalo Alves ainda reduziu de grande penalidade, aos 58", mas não foi suficiente para travar o triunfo sportinguista.

Até ao final da partida, Girão segurou a vantagem mínima e o troféu continua assim na posse dos leões, que se tornaram na primeira equipa portuguesa a vencer a competição de forma consecutiva, e o emblema português que mais vezes ergueu o troféu. Já o FC Porto perdeu a terceira final consecutiva de uma competição que não vence há 21 anos.

Após o encontro, a organização entregou os prémios de melhor jogador da final four a Gonzalo Romero e o melhor guarda-redes a Ângelo Girão, votados pela imprensa acredita para a competição.

"Apetece-me falar do que ninguém viu. Toda a estrutura fez um trabalho fantástico para que os jogadores recuperassem da meia-final e eu pudesse contar com todos. Quem trabalha é recompensado. A equipa deixou tudo lá dentro", referiu o treinador Paulo Freitas.

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto felicitou logo a seguir ao jogo o Sporting pela conquista da Liga Europeia de hóquei em patins. "Os meus parabéns à equipa do Sporting Clube de Portugal pela conquista, pela terceira vez, da Liga Europeia de hóquei em patins. Uma "final four" com quatro equipas portuguesas, sinal da força das nossas equipas no contexto europeu", escreveu João Paulo Rebelo, na sua página no Twitter.

É uma época desportiva em cheio para os leões em termos de títulos e que pode não ficar por aqui. No futebol, o Sporting quebrou na semana passada um jejum de 19 anos e conquistou o título nacional a uma jornada do fim, numa temporada magnífica em que a equipa treinada por Rúben Amorim foi líder do campeonato desde a sexta jornada. Este título vai permitir aos leões a entrada direta na Liga dos Campeões e, logo à cabeça, um prémio de participação de cerca de 33 milhões de euros.

Antes, a equipa de futsal dos leões conseguiu um dos maiores feitos da modalidade, quando no dia 3 de maio venceu o Barcelona por 4-3 e assegurou em Zadar, na Croácia, a segunda Liga dos Campeões de futsal do seu historial. "Não sei se o mundo do futsal, principalmente em Portugal, tem ideia do que o Sporting fez. Sei que vão dizer que foi espetacular, mas têm noção do que o Sporting fez na Croácia? Em cinco dias venceu o campeão russo, o campeão espanhol e o campeão europeu", desabafou na altura o treinador Nuno Dias.

E em breve pode haver mais um título. Isto porque a equipa de basquetebol venceu na quinta-feira o Benfica, por 95-82, e seguiu para a final do campeonato, com três vitórias nos três jogos das meias-finais, e agora vai discutir o título com o FC Porto.

Em três anos na presidência do Sporting, este foi o quinto título europeu de Frederico Varandas nas modalidades. Às duas Ligas dos Campeões de futsal (em 2019 e 2021), os leões somaram a conquista de outras duas Ligas Europeias de hóquei em patins e ainda o Europeu de Judo (2019).

nuno.fernandes@dn.pt

Mais Notícias

Outras Notícias GMG