Renato Sanches. O miúdo 'selvagem' da Musgueira

Aos 18 anos, o médio do Benfica vive uma época inesquecível. De fundamental no tricampeão nacional, já tem transferência milionária garantida para o Bayern e agora vai ao Euro 2016

É a nova pérola do futebol português, que esta época teve uma ascensão meteórica. Aos 18 anos, Renato Sanches foi uma das pedras essenciais na conquista do tricampeonato pelo Benfica. As suas exibições já lhe valeram inclusive uma transferência milionária para o Bayern Munique, que paga por ele 35 milhões de euros, valor que pode ascender aos 60 milhões se forem cumpridos determinados objetivos.

Renato Sanches começou a dar os primeiros passos no futebol no Águias da Musgueira, clube da região de Lisboa que se orgulha de tirar miúdos da rua. E foi bem cedo descoberto por olheiros do Benfica, que o levaram para o clube aos oito anos. Foram dez anos na formação encarnada, onde quase sempre jogou um escalão acima da sua idade.

Tudo está a correr rapidamente, mas também é graças ao Benfica, que me tem ajudado muito neste meu grande momento.

Estreou-se na equipa principal do Benfica a 30 de outubro de 2015, com o Tondela, em Aveiro, e a 25 de novembro, o treinador Rui Vitória lançou-o a titular num jogo com o Astana para a Liga dos Campeões. A partir daí tornou-se um indiscutível no onze encarnado e contribuiu decisivamente para a recuperação da equipa no campeonato.

Rui Vitória foi muito bom para mim. Meteu-me a jogar quando errei, por isso aprendi. E fui jogando e aprendendo. Deu-me a oportunidade e consegui corresponder bem.

O primeiro golo surgiu no Estádio da Luz com a Académica... e que golo. Sanches quase não sabia como festejar, mas virou-se para Rui Costa, que estava junto à linha lateral, e apontou para ele, batendo com a mão no coração. É que o antigo jogador lhe havia dito antes da partida que iria marcar. O treinador benfiquista não se cansou de elogiar publicamente, garantindo que se tratava de um jogador selvagem, que precisava de errar para crescer.

Aos poucos os olheiros dos gigantes europeus começaram a segui-lo em todos os jogos e nos jogos com o Bayern Munique, dos quartos-de-final da Champions, deixou a Europa de boca aberta de espanto.

Ao longo da temporada, Renato Sanches resistiu a vários ataques de adversários, que em primeiro colocaram em causa a sua idade e, depois, criticaram a sua chamada à seleção nacional. A verdade é que o miúdo foi chamado por Fernando Santos para os jogos particulares com a Bulgária e com a Bélgica e desde logo se viu que já é um dos jogadores mais populares, pois em Leiria, com os búlgaros, viu um adepto invadir o relvado para o abraçar, numa altura em que Cristiano Ronaldo estava em campo.

BI

Data de nascimento: 18/8/1997 (18 anos)

Naturalidade: Lisboa

Altura: 1,76 m

Peso: 70 kg

Clube atual: Benfica

Clubes de formação: Águias da Musgueira, Benfica

Trajeto: Benfica

Títulos: Liga portuguesa (2015/16)

CARREIRA NA SELEÇÃO

Estreia: 25/03/2016, Portugal-Bulgária (0-1)

Internacionalizações: 2

Golos: 0

FASE DE QUALIFICAÇÃO

Jogos: 0

Minutos: 0

Golos: 0

NÚMEROS

2 golos marcados esta época pelo Benfica

8 golos marcados nas seleções jovens

34 jogos realizados na equipa principal do Benfica

40 jogos realizados na seleções jovens

75 jogos realizados por equipas seniores

2608 minutos jogados esta época no Benfica

35 000 000 de euros é o valor da transferência do Benfica para o Bayern Munique para a próxima época

Mais Notícias

Outras Notícias GMG