Portugal diz "adeus" ao Mundial de sub-20

Tantos erros defensivos não poderiam ter resultado num outro cenário: Portugal perdeu com o Gana, uma seleção em nada superior, e está fora do Mundial de sub-20.

A seleção nacional de sub-20 está fora do Mundial da categoria, após ter perdido por 3-2 com a congénere do Gana, em jogo dos oitavos-de-final da competição, disputado no Estádio Kadir Has, em Kayseri, nesta quarta-feira.

As falhas e limitações defensivas dos pupilos de Edgar Borges, já evidenciadas durante a fase de grupos, desta vez foram fatais para Portugal, vice-campeão em título, que acabou por ser eliminado por uma seleção que nunca evidenciou ser superior.

Aladje, Ricardo e Bruma, porém, nunca conseguiram afinar a pontaria e estiveram em plano negativo na primeira parte, que terminou com o Gana em vantagem, graças a um bom golo de Kennedy Ashia (19').

Na segunda parte, a vinte minutos do final, Portugal conseguiu fazer o mais difícil e deu a volta ao marcador, com golos dos defesas Tiago Ferreira e Edgar Ié. Ironicamente, acabou por ser na defesa que Portugal deitou tudo a perder.

Anaba (79') e Boakye (85') aproveitaram as falhas defensivas para conseguirem uma reviravolta que chegou a parecer impensável e marcaram confronto com o Chile, que bateu a Croácia por 2-0. Portugal defrauda as expetativas e despede-se da Turquia com uma amarga presença nos "oitavos".

Filme do jogo:

90+3' Final do jogo! Portugal está fora do Mundial de sub-20 e o Gana segue para os quartos-de-final, fase em que defrontará o Chile (eliminou a Croácia, por 2-0).

90+2' Que perdida de Bruma! O extremo teve tudo para finalizar na grande área, mas atirou para a bancada.

90+2' Cartão amarelo para Nketiah, por derrubar Ivan Cavaleiro.

90' Três minutos de compensação...

88' Cartão amarelo para Bruma, o terceiro para Portugal.

87' Cabeceamento de Ivan Cavaleiro, a sair ao lado do alvo. Portugal joga em 3x3x4 nos últimos minutos.

87' Substituição em Portugal. Saiu Mica e entrou Ivan Cavaleiro.

85' GOLO DO GANA! BOKAYE FAZ O 3-2! Livre descaído do lado direito, com Bokaye a meter a bola por entre uma barreira de dois jogadores e a ver a bola entrar junto ao poste, com José Sá a ficar mal na "fotografia".

82' Aladje tentou o remate em jeito, mas Antwi defendeu sem dificuldade.

79' GOLO DO GANA! ANABA FAZ O 2-2! A defesa portuguesa volta a "meter água" no Mundial. Boakye teve tempo para tudo e atirou para uma primeira defesa de José Sá. A recarga de Anaba foi inevitável.

75' Substituição no Gana. Saiu Ashia e entrou Boakye.

73' GOLO DE PORTUGAL! EDGAR IÉ FAZ O 2-1! Portugal volta a faturar na sequência de uma bola parada e dá a volta ao marcador: cruzamento largo de Esgaio e cabeçada fulminante de Edgar Ié, para o fundo das redes.

73' Bruma acerta no poste! Remate em arco do extremo do Sporting, que bateu no poste e saiu para canto.

71' GOLO DE PORTUGAL! TIAGO FERREIRA FAZ O 1-1! A seleção nacional chega ao empate na sequência de uma bola parada: Edgar Ié falhou um primeiro remate, mas Tiago Ferreira recolheu a bola e rematou forte, com a bola a bater na trave antes de entrar.

68' Cabeceamento de Edgar Ié, na sequência de um canto, muito por cima da baliza.

65' Remate forte de André Gomes, mas para a bancada.

65' Substituição no Gana. Saiu Aboagye e entrou Duncan.

64' Remate de longe de Assifuah, sem perigo para José Sá.

61' André Gomes adianta demasiado a bola e permite a antecipação do guarda-redes do Gana, após ter deixado para trás o último defesa.

58' Ricardo Alves desperdiça um livre direto em boa posição.

55' Mica cruzou para a grande área e o guarda-redes ganês largou a bola, mas não apareceu ninguém para a recarga.

54' Remate potente de André Gomes, desviado por Antwi para canto.

52' Substituição no Gana. Saiu Odjer e entrou Anaba.

51' Remate de longe de Aboagye, desenquadrado com o alvo.

50' Portugal ainda sem protagonizar lances de perigo junto à baliza do Gana na segunda parte.

46' Início da segunda parte. Bola para o Gana.

- Substituição em Portugal. Saíram Agostinho Cá e Ricardo e entraram Ricardo Alves e Ricardo Esgaio.

45' Intervalo no Estádio Kadir Has, em Kayseri. Portugal está a perder com o Gana, por 1-0, golo da autoria de Ashia, aos 19 minutos.

43' Ricardo perde a bola na grande área, após passe de Bruma, quando poderia ter rematado de primeira para a baliza.

41' Portugal com 56% de posse de bola e dez remates, sete deles à baliza. O Gana também rematou dez vezes, mas apenas três enquadrados com o alvo.

38' Remate forte de Assifuah, desviado por Mica para pontapé de canto.

36' Cabeceamento de Assifuah, para defesa fácil de José Sá.

32' Portugal volta a desperdiçar. Jogada de entendimento entre André Gomes e Bruma, com o guarda-redes Antwi a negar o remate do médio e a recarga do extremo.

30' Cartão amarelo para Agostinho Cá, por falta sobre Assifuah, que já "arrancou" dois cartões a Portugal.

29' Remate de Bruma na grande área, desenquadrado com o alvo.

29' Remate perigosíssimo de Baba, a rasar o poste esquerdo da baliza de Portugal.

28' Cartão amarelo para Tiago Ilori, por falta sobre Assifuah.

27' Remate de longe de Lartey, à figura do guarda-redes José Sá.

25' Aladje tentou o pontapé acrobático, após cruzamento do lado esquerdo, mas falhou o remate na grande área.

22' Resposta tímida de Portugal ao golo sofrido, depois de um primeiro quarto de hora muito promissor, mas cuja ineficácia do ataque português deitou tudo a perder.

19' GOLO DO GANA! KENNEDY ASHIA FAZ O 0-1! Cumpre-se a velha máxima: quem não marca, sofre. O médio ganês aproveitou o espaço concedido na zona central para, a 25 metros do alvo, meter a bola na "gaveta" da baliza de José Sá - que bem se esticou, em vão.

16' Bruma desperdiça! André Gomes isolou o extremo do Sporting na grande área e Bruma teve espaço para assistir Aladje, mas tentou o remate e atirou fraco, para defesa de Antwi.

15' Intervenção providencial de José Sá, a negar o golo a Odjer, que tentou o remate a 25 metros do alvo.

13' Portugal perto do golo! Jogada de entendimento entre Ricardo e Aladje, com o extremo do FC Porto a tentar a finalização em duas ocasiões, ambas defendidas por Antwi.

12' Excelente defesa do guarda-redes do Gana, Eric Antwi, que desviou com a ponta dos dedos o remate colocado de João Mário.

10' Cabeceamento de Attamah, na sequência de um pontapé de canto, a sair por cima da baliza da seleção lusa.

8' Odjer tenta o primeiro remate do Gana, mas sem perigo para o guarda-redes José Sá.

5' Portugal encosta a seleção do Gana "às cordas" nos primeiros minutos.

3' Bruma surge "endiabrado" nos primeiros minutos, ele que foi o melhor em campo nos três jogos de Portugal na fase de grupos.

1' Aladje volta a falhar a finalização na grande área, novamente após investida de Bruma pelo corredor esquerdo.

1' Que perdida incrível de Aladje! É provavelmente o falhanço do torneio até ao momento: com dez segundos de jogo, Bruma invadiu a grande área e assistiu Aladje, que só tinha que encostar para a baliza "deserta", mas o ponta-de-lança atirou por cima.

1' Carlos Vera apita para o início do jogo! Bola para Portugal.

PORTUGAL: José Sá; Edgar Ié, Tiago Ilori, Tiago Ferreira, Mica; Agostinho Cá, André Gomes, João Mário; Ricardo, Bruma e Aladje. Suplentes: Bruno Varela, Rafael Veloso, João Cancelo, Ricardo Esgaio, Dabo, Ricardo Alves, Tozé, Tiago Silva, Ivan Cavaleiro e Kiko.

GANA: Antwi; Nketiah, Lartey, Attamah, Baba; Odjer, Salifu, Aboagye, Acheampong; Ashia e Assifuah. Suplentes: Sai, Ofori, Arkorful, Ofori, Duncan, Narh, M. Baba, Anaba, Boakye e Addico.

A seleção nacional de sub-20 disputa nesta quarta-feira (16.00) o acesso aos quartos-de-final do Mundial da categoria, frente à congénere do Gana, no estádio Kadir Has, em Kayseri, cidade onde o combinado português jogou todos os encontros desde que iniciou a participação nesta fase final do campeonato do Mundo.

A partida entre a seleção dirigida por Edgar Borges frente à sua congénere africana será arbitrada pelo equatoriano Carlos Vera, de 37 anos, internacional desde 2006, que será auxiliado pelos compatriotas Christian Lescano e Byron Romero. Será a quarta vez que Borges aposta num "onze" inédito, desta vez ao lançar Edgar Ié, Agostinho Cá e André Gomes para os lugares de Cancelo, Ricardo Alves e Tozé, titulares na goleada (5-0) a Cuba.

A seleção de Portugal, vice-campeã na edição de 2011 (perdeu no prolongamento por 3-2 contra o Brasil, com um "hat-trick" de Óscar, jogador do Chelsea, enquanto Alex e Nelson Oliveira assinaram os tentos lusos), conquistou o título mundial em 1989 (Riade) e 1991 (Lisboa), à custa da famosa "geração de ouro", de Luís Figo, Rui Costa, Jorge Costa e João Vieira Pinto, entre outros, e em ambas as ocasiões dirigida por Carlos Queiroz.

Para chegar aos oitavos-de-final, Portugal foi primeiro classificado no Grupo B, vencendo a Nigéria por 3-2, empatando com a Coreia do Sul a dois golos e goleando Cuba por 5-0. O Gana, por seu lado, chegou duas vezes às meias-finais, foi vice-campeão em outras duas oportunidades e obteve o título em 2009. O vencedor desta partida defrontará, nos "quartos", a equipa que sair vitoriosa do Croácia-Chile.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG