João Mário. Um central transformado num médio de classe

Chegou a estar na lista de reserva de Paulo Bento para o Mundial 2014 ainda antes de se assumir como peça nuclear do Sporting. Após uma época de enorme qualidade o Euro pode ajudar a uma transferência sensacional

Como era "gordinho" começou a carreira a defesa central nas escolas do FC Porto. A estrela da família era na altura o irmão Wilson Eduardo, agora no Sp.Braga - tem mais um irmão que é estrela no futsal do Leões de Porto Salvo. João Mário, no entanto, transformou-se ao longo dos anos e é agora uma das certezas do futebol português, suscitando o interesse de alguns dos colossos mundiais, como são os casos do Manchester United, de Inglaterra, e ainda o PSG, de França. Em Alvalade tentam resistir à sua venda, que acreditam poder ser a mais cara de sempre do futebol leonino, na casa dos 60 milhões de euros.

Há excelentes jogadores na minha posição, mas o meu pensamento é o de aproveitar todas as oportunidades na selecção portuguesa porque quero muito estar presente no Euro 2016. Na selecção, para mim, cada jogo é uma final.

É verdade que começou a dar os primeiro pontapés na bola ao serviço do FC Porto, cidade onde nasceu, mas acabou por fazer a grande parte da sua formação no Sporting, para onde rumou em 2003, depois da separação dos seus pais. Foi em Alvalade que se começou a moldar um médio de grande futuro, que esteve mesmo às portas do Campeonato do Mundo de 2014, pelas mãos de Paulo Bento, tendo sido incluído numa primeira fase na lista de 30 escolhidos, acabando por 'cair' na última seleção do anterior selecionador. Estava, na altura, no Vitória de Setúbal, emprestado pelo Sporting. O seu talento, contudo, já não passava despercebido a ninguém e na época seguinte regressou a casa.

Pegou de estaca no clube de Alvalade na temporada passada e este ano é um dos jogadores mais utilizados por Jorge Jesus. João Mário tem como grande ídolo o francês Zinedine Zidane e muitos acreditam que pode muito bem seguir as suas pisadas.

Adorei trabalhar com o Marco Silva, foi o treinador que apostou em mim no Sporting e estou-lhe eternamente grato. Desejo que tudo lhe corra bem e isso está a acontecer.

BI

Data de nascimento: 19/01/1993 (23 anos)

Naturalidade: Porto

Altura: 1,79 m

Peso: 73 kg

Clube atual: Sporting

Clubes de formação: FC Porto e Sporting

Clubes representados: Sporting, V.Setúbal

Títulos: Taça de Portugal (2014/2015) e Supertaça de Portugal (2015/2016)

CARREIRA NA SELEÇÃO

Estreia: 11/10/2014, França-Portugal (2-1)

Internacionalizações: 8

Golos: 0

FASE DE QUALIFICAÇÃO

Jogos: 1

Minutos: 22

Golos: 0

NÚMEROS

1 - Taça de Portugal

1 - Supertaça de Portugal

2 - Clubes representados enquanto sénior (V.Setúbal e Sporting)

17 - Número da camisola

2 - Total de troféus ao serviço de clubes

18 - Idade com que se estreou no futebol profissional

8 - Internacionalizações A por Portugal

16 - Total de golos na carreira

163 - Total de jogos ao longo da carreira

60 000 000 - Valor da sua cláusula de transferência

600 000 - Salário anual no Sporting

Mais Notícias

Outras Notícias GMG