Fernando Santos homenageado em Arganil com a medalha de ouro do município
Selecionador campeão da Europa diz que "os portugueses são homens de grande qualidade", que só precisam de "confiança"
O selecionador português de futebol, Fernando Santos, recebeu hoje a medalha de ouro do município de Arganil, numa cerimónia marcada pela emoção e na qual atribuiu o sucesso no Euro2016 à união de todos.
"A palavra-chave desta seleção ter conseguido um título europeu foi, na verdade, uma palavra que é nós", disse o técnico, que discursava no salão nobre daquele município do distrito de Coimbra, onde tem raízes familiares.
Com a voz embargada pela emoção, o selecionador nacional, que é oriundo da localidade de Sorgaçosa, freguesia de Pomares, frisou que os portugueses podem vencer aquilo que quiserem desde que acreditem em si mesmos.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
"Nós somos homens de grande qualidade, devemos ter confiança absoluta naquilo que são as nossas capacidades, que são muitas, e basta que acreditemos", sublinhou perante um salão cheio, que aplaudiu com entusiasmo Fernando Santos.
O presidente da Câmara de Arganil, Ricardo Pereira Alves, salientou que a homenagem é um "ato de reconhecimento dos arganilenses pela magnífica vitória alcançada por Portugal, da qual foi o primeiro responsável, mas também pelo percurso pessoal e profissional, exemplar e inspirador para as gerações futuras".
"Esta é a marca indelével do respeito e admiração que temos pelo seu trabalho, pela sua dedicação e pelo amor que dedica ao nosso concelho", sublinhou o autarca.
Ricardo Pereira Alves agradeceu ainda a alegria proporcionada pela conquista do Europeu de futebol. "Se acreditarmos, estivermos unidos e dispostos a lutar até ao fim, teremos sucesso", sublinhou.
Na cerimónia, o vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, João Vieira Pinto, considerou a homenagem "justíssima, a um grande homem e grande treinador", que transmite "força, liderança e humildade".
A homenagem incluiu-se nas comemorações do feriado municipal, que se assinalou na quarta-feira com uma sessão solene, mas na qual o selecionador não pôde estar presente devido ao compromisso da véspera da seleção, na Suíça, de qualificação para o Mundial 2018.