Estágio de preparação. Para que serve e onde atua o selecionador?

Fernando Santos teve 14 jogadores no primeiro treino. Leonel Pontes explicou ao DN o que se faz num estágio passo a passo

A operação Euro2016 arrancou a meio gás. Ontem, na Cidade do Futebol, 14 dos 23 eleitos de Fernando Santos apresentaram-se para o primeiro estágio da seleção nacional, e em regime livre - têm liberdade para ir comer, dormir e visitar a família entre treinos. Anthony Lopes teve problemas com a viagem e só hoje fará o primeiro treino.

Ontem, Rui Patrício, Eduardo, Cédric, José Fonte, Ricardo Carvalho, Raphael Guerreiro, William Carvalho, João Mário, Adrien, André Gomes, João Moutinho, Éder (que ontem brilhou no treino ao marcar cinco golos), e ainda Quaresma e Eliseu, que dispensaram as férias e também estiveram à disposição do técnico nacional, já treinaram na Cidade do Futebol.

Mas para que serve o estágio de preparação? Primeiro para fazer uma avaliação física e mental dos jogadores, depois recuperação e treino e só a seguir construção da identidade da equipa e onze base, passando pela gestão motivacional e anímica do grupo, segundo Leonel Pontes, ex-adjunto de Paulo Bento, na seleção nacional no Euro2012 e no Mundial2014.


Leia mais pormenores na edição impressa e no e-paper do DN

Mais Notícias

Outras Notícias GMG