Portugal a caminho dos "quartos" do Europeu de sub-17

Quina e José Gomes fizeram os golos do triunfo sobre a Escócia, por 2-0

A seleção portuguesa de futebol de sub-17 deu hoje importante passo rumo aos quartos de final do Europeu da categoria, ao vencer a Escócia por 2-0, em jogo da segunda jornada do grupo A, disputado em Baku.

O médio Quina, jogador que está na formação do West Ham, depois de ter passado por Benfica e Chelsea, abriu o marcador (37 minutos), e coube ao goleador destes sub-17, José Gomes, apontar o golo da tranquilidade, já aos 55.

José Gomes, avançado do Benfica, apontou o seu terceiro golo no Europeu, após o 'bis' que marcou na quinta-feira, na goleada ao Azerbaijão (5-=).

Apesar de um menor volume de golos, a seleção, comandada por Hélio Sousa, dominou hoje o jogo frente aos escoceses, terminando com um total de 28 remates, oito enquadrados, à baliza escocesa.

Portugal não só teve mais remates, a Escócia teve três e nenhum deles enquadrado, como mais bolas nos postes (uma), mais ataques (43 contra 12), mais cantos (14 contra dois), mostrando um claro domínio.

No primeiro golo, aos 37, Quina apareceu em zona frontal, após passe para trás de José Gomes, e no segundo o avançado do Benfica fez aos 55 minutos um desvio de cabeça, sem ter necessidade de saltar, para o 2-0.

Portugal espera agora pelo resultado entre Azerbaijão e Bélgica e já hoje pode apurar-se para os quartos de final caso os belgas pontuem frente aos azeris.

Um triunfo da Bélgica levará as duas seleções a discutirem na quarta-feira o primeiro lugar do grupo. Caso o Azerbaijão vença os belgas tudo se decidirá apenas na última jornada.

Portugal já venceu o Europeu de sub-17 em cinco ocasiões (1989, 1995, 1996, 2000, 2003), sendo a segunda seleções com mais triunfos na competição, atrás da Espanha, com oito.

Na sua última prestação, em 2014, ano em que a Inglaterra se sagrou campeã europeia, Portugal ficou-se pelas meias-finais.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG