Cédric. O 'alemão' que se confunde com o selecionador

Esteve 17 anos em Alvalade até se mudar para Inglaterra, onde ao serviço do Southampton foi considerado o melhor lateral da Premier League na primeira volta

Há um ano, Cédric Soares era o jogador do plantel do Sporting com mais anos de clube. Desde os seis que representava o clube de Alvalade, depois de ter sido escolhido pelo treinador Luís Dias em mais um treino de captação levado pelo irmão Kevin, três anos mais velho.

A escolha pelo Sporting foi fácil, a família era toda sportinguista e o estádio leonino era paredes meias com o Colégio Alemão, que Cédric frequentava devido ao facto de ter nascido na Alemanha, onde os pais estiveram emigrados, na cidade de Singen e de ter passado os primeiros anos da sua vida naquele país.

No Sporting chegou a ser denominado de jogador universal, pela qualidade exibida em várias posições no terreno.

Não foi uma escolha fácil vir para Inglaterra. O Sporting é um grande clube, que luta sempre pelo título. Mas acho que tomei a decisão certa. A Premier League é dura, é um outro nível

A sua estreia acabaria por suceder na principal equipa leonina com naturalidade em novembro de 2010 numa eliminatória da Liga Europa com a bênção de Paulo Sérgio. O Sporting perdeu na Bélgica por 3-1, com o Gent, mas ficava no ar a qualidade do jovem atleta, na altura com 19 anos. No ano seguinte decidiu aceitar o empréstimo à Académica e acabaria por ser uma boa decisão pois jogou bastante e ainda ganhou a Taça de Portugal, tendo defrontado na final... o Sporting.

O ano do 7.º lugar do Sporting não o ajudou e a sua afirmação só surgiu com Leonardo Jardim em 2013/14. No ano seguinte consolidou o seu estatuto com Marco Silva e depois é o que se sabe; saiu para a Premier League e para o Southampton, a troco de 6,5 milhões euros, onde foi considerado o melhor lateral-direito da 1.ª volta do campeonato tendo como base apenas os dados OPTA, empresa especializada em estatística no desporto.

Para trás tinha ficado uma infância diferente de muitos outros jogadores, pois Cédric sempre mostrou ter uma boa estrutura familiar, e 17 anos de Sporting, clube ao qual continua a manter uma ligação forte.

É um momento muito especial para mim, desde pequenino que tinha esse sonho e ao receber a notícia fiquei muito feliz, é algo inexplicável, é a representação da nação, de todo um país, do nosso Portugal, por isso sinto-me orgulhoso

Na seleção a sua carreira confunde-se com a de Fernando Santos, pois estrearam-se ambos no mesmo jogo; a 11 de outubro de 2014 frente à França no Stade France (1-2). Tem alternado o banco com a titularidade mas foi sempre um dos homens de confiança do atual selecionador nacional.

BI

Data de nascimento: 31/08/1991 (24 anos)

Naturalidade: Singen (Alemanha)

Altura: 1,72 m

Peso: 67 kg

Clube atual: Southampton (Inglaterra)

Clubes de formação: Sporting

Trajeto: Sporting, Académica, Southampton.

Títulos: Taça de Portugal (2011/12 e 2014/15)

CARREIRA NA SELEÇÃO

Estreia: 11/10/2014, França-Portugal (2-1)

Internacionalizações: 9

Golos: 0

FASE DE QUALIFICAÇÃO

Jogos: 3

Minutos: 216

NÚMEROS

2 - Número da camisola que ostenta no Southampton

2 - Taças de Portugal, os únicos troféus que tem no palmarés

19 -Idade com que se estreia pela equipa principal do Sporting

18 - Número de anos que esteve ligado contratualmente ao Sporting

2 - Golos apontados como profissional de futebol

1 -Posição que ocupa no ranking de laterais direitos da Premier League

Mais Notícias

Outras Notícias GMG