O dia de Telma Monteiro, estreia da vela e jornada dupla de João Sousa

Programa dos portugueses para esta segunda-feira, 8 de agosto

Cinco vezes medalhada em Mundiais e 11 em Europeus, Telma Monteiro tenta hoje no Rio2016 o 'metal' que lhe falta, o pódio nos Jogos Olímpicos, que falhou em 2004, 2008 e 2012.

Aos 30 anos, a atleta do Benfica é um dos nomes 'grandes' da categoria de -57kg, mas tem no Brasil várias adversárias de peso, incluindo a mongol Sumiya Dorjsuren, líder do 'ranking' mundial, que pode apanhar no segundo combate.

A russa Irina Zabludina, 23.ª do 'ranking', e a neozelandesa Darcina Manuel, 25.ª, são as possíveis adversárias de Telma Monteiro na segunda ronda. Se vencer passa para a sessão vespertina.

Pelas 10:00 locais (14:00 em Lisboa), também Nuno Saraiva, 40.º do 'ranking' mundial dos -73 kg, pisa os 'tatamis' do Rio2016, defrontando a abrir o húngaro Miklos Ungvari, 19.º, medalha de prata nos -66kg em Londres2012.

Depois de dois jogos e outros tantos triunfos na ronda de domingo, em singulares e, ao lado de Gastão Elias, em pares, o líder português João Sousa volta aos 'courts' para nova dose dupla.

O vimaranense, 36.º da tabela mundial, participa no terceiro jogo do 'court' central, face ao argentino Juan Martin Del Potro, 'carrasco' do sérvio Novak Djokovic, e, em pares, é o quinto a entrar em ação no 'court' 5, onde a dupla lusa enfrenta os canadianos Daniel Nestor e Vasek Pospisil.

O terceiro dia de competições assinala também a estreia da vela, com as primeiras regatas do porta-estandarte João Rodrigues (RS:X), que cumpre a sétima presença em Jogos, de Gustavo Lima (Laser), na quinta, e Sara Carmo (laser radial), de regresso depois de ter estado em Londres2012.

No ténis de mesa, Marcos Freitas, 11.º jogador mundial, joga por um lugar nos quartos de final com ucraniano de origem chinesa Lei Kou, que ocupa o 42.º lugar do 'ranking' mundial.

Antes, Tiago Apolónia estreia-se e tenta juntar-se ao madeirense, precisando para isso de superar o esloveno Bojan Tokic, a partir das 13:00 locais (17:00 em Lisboa).

Por seu lado, a nadadora Victoria KaminsKaya volta à piscina, agora para as eliminatórias dos 200 metros estilos.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG