Pedro Rosário vai jogar com as botas de Bernardo Silva

O filho de Jorge Rosário, adjunto do selecionador nacional, quer aproveitar o jogo desta sexta-feira com o Benfica para dar nas vistas

Pedro Rosário, de 23 anos, poderá ser uma das setas apontadas do 1.º de Dezembro à baliza do Benfica no jogo desta noite, no Estoril, a contar para a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal. O avançado é filho de Jorge Rosário, treinador adjunto de Fernando Santos na seleção nacional, e esteve quatro épocas na formação do clube da Luz. Ao DN, revela que esta noite irá usar umas chuteiras especiais. "As botas com que jogo foram-me dadas pelo Bernardo Silva [ex-jogador do Benfica que representa o Mónaco], um dos meus grandes amigos no futebol. Era ele que me dava boleia para os treinos", afirma o jogador do 1.º de Dezembro, que partilhou o balneário do Seixal com o atual jogador do Mónaco.

Defrontar um clube a que está ligado de forma sentimental leva Pedro Rosário a admitir que se trata de "um jogo especial", até porque "para alguns poderá ser a única vez que acontece na carreira". Nesse sentido, diz que "é preciso aproveitar o momento" e explica porquê: "Não digo que estar neste jogo é o objetivo do ano, porque temos o nosso campeonato, mas é quase..."

O sonho de eliminar o Benfica da Taça de Portugal é algo, conscientemente, muito longínquo. "Não pensamos nisso. Apenas dou a certeza que vamos dar tudo em campo e, como se costuma dizer, no futebol tudo pode acontecer...", adianta, assumindo um dos grandes objetivos para este jogo: "Temos de dar o máximo pelas pessoas deste clube que, tendo em conta as dificuldades, dão tudo por nós... por vezes até dão mais do que podem."

Curiosamente, Pedro Rosário até previu que o 1.ª de Dezembro iria defrontar o tricampeão nacional nesta eliminatória. "Antes do sorteio, fui de carro para casa com alguns colegas e, no caminho, disse-lhes que ia calhar-nos o Benfica. E foi mesmo!" Quando questionado se já pensou como será marcar um golo ao Benfica, o avançado admite que os futebolistas costumam ter "uma imaginação fértil", mas prefere não pensar nisso. "Este será o jogo da nossa vida e, como tal, queremos provar que podemos estar lá em cima. E é nestes jogos que o podemos provar", frisou.

Os quatro anos que passou na formação encarnada foram "uma boa experiência" que não esquece: "Ajudaram-me muito a crescer como homem e jogador", disse Pedro Rosário, que aos 16 anos emigrou para Itália. "Saí do Benfica depois de um torneio que fizemos em Itália e no qual marquei dois golos. Um olheiro da Lazio gostou de mim e quis-me contratar. Foi uma grande experiência de vida", recordou, adiantando alguns episódios dessa sua passagem pelo clube de Roma: "Estar sozinho aos 16 anos num país diferente, com uma cultura e língua diferentes, não foi fácil. Nas duas primeiras semanas só comi pizza porque era a única que sabia dizer em italiano." Apesar das dificuldades, Rosário assume que o futebol italiano ajudou-o "a evoluir taticamente", embora lamente que o trabalho físico que por lá se faz o desiludiu: "É tudo muito à moda antiga, a subir bancadas e a treinar sem bola."

Chineses querem aprender

O defesa Zheng Jianfeng, de 27 anos, é um dos jogadores chineses do 1.º de Dezembro. Chegou há um ano para o Loures proveniente da SuperLiga chinesa, com ele chegou o compatriota Zhiting Han, médio de 23 anos. "Queria experimentar um futebol mais forte e evoluído. Aqui o nível é bem mais elevado do que na China, mesmo no Campeonato de Portugal", afirmou o defesa que iniciou o seu percurso no Dalian Shide, onde foi orientado por Nelo Vingada. "Acreditamos que se jogarmos bem podemos chegar mais longe", acrescentou o médio.
Quando questionados sobre o duelo com o Benfica, ambos sorriem. "O Benfica é muito conhecido na China por jogar na Liga dos Campeões e sabemos que têm escolas de futebol no nosso país que podem ajudar a desenvolver a modalidade na China", resumiu Han, enquanto Zheng, que confessa ser admirador de Jonas, encara o duelo desta noite como "uma grande oportunidade para aprender mais".

Mais Notícias

Outras Notícias GMG