Tóquio acolhe Jogos Olímpicos de 2020

Depois de Madrid ter sido eliminada à primeira volta, a cidade nipónica superou Istambul no desempate. Jogos Olímpicos vão regressar a Tóquio, depois da edição de 1964.

A cidade de Tóquio vai acolher os Jogos Olímpicos de 2020, depois de ter superado Madrid e Istambul na votação do Comité Olímpico Internacional (COI), que decorreu em Buenos Aires.

Depois de Madrid, que divida o favoritismo com Tóquio, ter sido eliminada logo à primeira volta, a cidade nipónica superou Istambul em 24 votos (60-36) e vai acolher os Jogos Olímpicos pela primeira vez desde a edição de 1964, sucedendo ao Rio de Janeiro.

Tóquio, que apresentou a sua quinta candidatura e que há quatro anos tinha perdido para Madrid na primeira volta das votações, também tinha ganho a corrida para as Olimpíadas de 1940, mas a mesma foi retirada devido à II Guerra Mundial, com os Jogos a serem posteriormente cancelados.

Com um orçamento de 6,5 mil milhões de euros, dos quais 3,8 mil milhões serão destinados à construção de 20 das 35 estruturas olímpicas, a candidatura de Tóquio assegura que os problemas com a central nuclear de Fukushima - apontados como o ponto fraco do projeto - foram superados e que "não há risco de poluição, nem contaminação de água ou comida".

Mais Notícias

Outras Notícias GMG