Sara Moreira e Hélio Gomes passam às finais

Sara Moreira, nos 3000 metros, e Hélio Gomes, nos 1500, ficaram hoje apurados para as respetivas finais dos Campeonatos da Europa de pista coberta, que decorrem em Gotemburgo, na Suécia.

A atleta portuguesa não encontrou problemas e ganhou, destacada, a primeira série dos 3000, gastando 9.01,00 minutos, a melhor marca entre as 18 participantes nas duas séries, das quais 12 ficaram apuradas para a final de domingo.

O único problema da atleta portuguesa, forte candidata a uma medalha, foi o andamento muito lento, o que a levou mesmo a ir para o comando pouco depois do meio da prova. O ritmo tornou-se de imediato mais forte e, a dada altura, Sara Moreira já estava isolada na frente, embora seja de admitir que as suas principais perseguidoras, a britânica Lauren Howart e a irlandesa Fionnuala Britton, que gastaram, ambas, 9.03,30, se tenham poupado na parte final, uma vez garantido o apuramento.

Na segunda série, corrida em ritmo mais lento e ganha pela russa Natalya Aristarkhova em 9.02,61, a portuguesa Ercília Machado cedo perdeu o contacto com as primeiras e acabou na oitava e última posição, com 9.35,97, a cerca de meio minuto do seu melhor. Apenas uma atleta do Azerbeijão, desistente, esteve pior.

Hélio Gomes correu a primeira das três séries de 1500 metros, que viria a ser a mais rápida, em boa parte graças à ação do atleta português, que, aos 800 metros, tomou o comando do pelotão, que seguia o isolado turco Ilham Ozbilen. O turco venceu em 3.39,58. Os quatro atletas que se lhe seguiram, entre os quais Hélio Gomes, quarto na série com um recorde pessoal de 3.40,82, fizeram melhor do que os vencedores das duas séries seguintes, sendo todos eles apurados. Na final da tarde de domingo estarão nove atletas, os dois primeiros de cada uma das séries e os três melhores tempos entre os restantes.

Sara Moreira e Hélio Gomes juntam-se assim a Patrícia Mamona, que no primeiro dia da competição já se apurara para a final do triplo. Os três atletas nacionais disputarão finais este domingo, no último dia da competição.

Na manhã deste segundo dia dos Europeus também competiu Edi Maia, que ficou longe do apuramento para a final do salto com vara, ao passar apenas 5,20, falhando a seguir os 5,40.

Tiago Marto iniciou o heptatlo correndo os 60 metros em 7,09, o 13.º tempo entre os 15 concorrentes.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG