Portugal com seis participações nos Jogos de Inverno

O esquiador Danny Silva, já com apuramento garantido para Vancouver2010, será o primeiro português repetente nos Jogos Olímpicos de Inverno, competição na qual Portugal esteve presente em seis edições.

Nascido nos Estados Unidos, Danny Silva tornou-se no 10.º português a participar nos Jogos Olímpicos de Inverno quando terminou na 94ª posição a prova de 15 quilómetros de esqui de fundo nos Jogos de Turim2006.

A primeira participação portuguesa nos Jogos de Inverno foi protagonizada por Duarte Espírito Santo, que competiu na prova de descida em Oslo1952, concluindo na 69.ª posição.

Depois de um interregno de 36 anos, Portugal voltou a marcar presença na competição olímpica de Inverno com três equipas em provas de bobsleigh, formadas por António Reis, João Poupada, Jorge Magalhães, João Pires e Rogério Bernardes.

Apesar de se ter qualificado por os Jogos de Albertville1992, Georges Mendes acabou por não participar devido a lesão, tendo assegurado o presença em Lillehammer1994.

Na Noruega, Georges Mendes participou nas provas de descida, que conclui na 30.ª posição, foi 41.º classificado no slalom-gigante e não concluiu o super-gigante.

Nos Jogos de Nagano1998, Portugal esteve representado por dois atletas, e contou pela primeira vez com uma participação feminina.

Mafalda Queirós Pereira foi 21ª no esqui acrobático, enquanto Fausto Marreiros terminou na 31ª posição a prova de 5 000 metros de patinagem.

Todos os representantes portugueses, à excepção de Duarte Espírito Santo, têm em comum o facto de serem "emigrantes": os do bobsleigh no Canadá, o velocista Georges Mendes em França, a acrobata Mafalda Queirós Pereira nascida no Brasil e Fausto Marreiros na Holanda.

Os Jogos Olímpicos de Inverno realizaram-se pela primeira vez 1924 em Chamonix (França), com a participação de 294 atletas de 16 países.

Durante quase 70 anos, os Jogos de Inverno decorreram no mesmo ano que os de Verão, tradição que terminou em 1994 com a realização dos Jogos em Lillehammer, entre Barcelona1992 e Atlanta1996.

A última edição dos Jogos de Inverno decorreu em Turim com a participação de cerca de 2 500 atletas, oriundos de 85 países.

A Federação de Desportos de Inverno de Portugal, filiada no Comité Olímpico de Portugal, agrupa 14 clubes.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG