Onda surfada por Cotton pode superar a de McNamara

O britânico Andrew Cotton admitiu ter surfado na Nazaré, no domingo, uma onda maior do que a de 01 de novembro de 2011 do havaiano Garret McNamara, em declarações ao jornal Daily Mail.

A mesma hipótese é avançada pelo britânico The Guardian, que, na sua edição online, lhe dedica uma galeria de imagens, considerando que a onda surfada por Cotton no domingo teria 24,3 metros.

"Estava uma ondulação gigante, condições muito traiçoeiras. Andámos sempre em segurança. O plano era esperar pelas maiores ondas e apanhar essas ondas. O mar estava irregular, muito difícil de surfar (...). Não penso que tenha sido a maior onda que já surfámos na Nazaré, mas foi um grande desafio, uma grande experiência", disse o britânico, num vídeo do projeto ZON North Canyon by Garrett McNamara.

A 1 de novembro de 2011, McNamara bateu pela primeira vez na Praia do Norte o recorde da maior onda surfada, com um registo certificado pela Guiness World Records (23,7 metros). Esta mesma onda valeu-lhe o prémio de maior onda da competição Billabong XXL Global BigWave Awards.

O havaiano continuou a tentar a sorte na Nazaré, tendo surfado, a 28 de janeiro de 2013, uma onda que se acredita possa ter chegado aos 30 metros. No entanto, McNamara retirou-a do concurso da Billabong, por ser "fortemente contra" o consumo de álcool e aquele ser patrocinado pela cerveja mexicana Pacífico.

Na altura, McNamara realçou o seu gosto pelo surf, considerando que não necessitava que um painel da Billabong medisse a dimensão da onda.

A 28 de outubro de 2013, o brasileiro Carlos Burle e o britânico Andrew Cotton surfaram ondas que se consideram passíveis de superar a de janeiro de McNamara.

Tanto as ondas de outubro de 2013 de Burle e Cotton, como a do britânico de domingo, como as dos brasileiros Pedro Scooby, Felipe Cesarano, Maya Gabeira, Silvio Mancusi, Rodrigo Koxa e do francês Eric Rabiere, todas na Nazaré, surgem entre as candidatas ao prémio de maior onda surfada no Billabong XXL Global BigWave Awards de 2013, juntamente com os portugueses Nick Von Rupp, Mullaghmore Head, na Irlanda, e Joana Andrade, em Peniche. Os finalistas vão ser conhecidos em maio.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG