João Sousa sobe a 51.º e é o melhor português de sempre

Vitória em Kuala Lumpur, Malásia, elevou o vimaranense ao mais alto lugar conseguido por um português no ténis mundial. No ranking divulgado esta segunda-feira, Federer perdeu a quinta posição para o checo Tomas Berdych

O tenista João Sousa subiu esta segunda-feira ao 51.º lugar da classificação mundial, a posição mais alta atingida por um português, depois de se ter tornado o primeiro jogador luso a ganhar um torneio do circuito ATP.

.

Vencedor do torneio de Kuala Lumpur, ao derrotar na final o francês Julien Benneteau, quinto cabeça de série, João Sousa, 77.º do "ranking" antes do evento, deu um salto de 26 posições, que corresponde à maior progressão registada no "top-100" da tabela liderada pelo sérvio Novak Djokovic.

João Sousa, de 24 anos, ultrapassou o registo de Rui Machado, atual campeão nacional, que a 3 outubro de 2011, ou seja, praticamente há dois anos, atingiu o 59.º posto da hierarquia mundial.

Antes de João Sousa, Frederico Gil tinha sido o primeiro português a atingir uma final de um torneio do circuito ATP, perdendo o encontro decisivo da edição de 2010 do Estoril Open (agora Portugal Open).

Num excelente percurso em Kuala Lumpur, João Sousa eliminou, entre outros, o espanhol David Ferrer, primeiro cabeça de série e número quatro do Mundo, e o austríaco Jurgen Melzer, quarto pré-designado, arrecadando 158 000 dólares.

Dos restantes portugueses na tabela, Gastão Elias manteve a 129.ª posição e é o segundo mais bem posicionado, seguido por Pedro Sousa (271.º), que subiu 32 lugares, Rui Machado (311.º) e Frederico Gil (543º).

No "top-10", a mudança mais significativa foi protagonizada pelo checo Tomas Berdych, finalista derrotado em Banguecoque, que retirou a quinta posição ao suíço Roger Federer, antigo número um mundial e agora sexto da classificação em que Djokovic, o espanhol Rafael Nadal, o britânico Andy Murray e David Ferrer mantiveram os quatro primeiros lugares.

Ainda entre os 10 primeiros, o francês Richard Gasquet cedeu a nona posição ao suíço Stanislas Wawrinka, vencedor este ano do Portugal Open.

PA // PA

Lusa/fim

Mais Notícias

Outras Notícias GMG