Escalou as geladas Cataratas do Niagara três vezes

O aventureiro canadiano é um especialista em escaladas no gelo. Veja o vídeo com imagens deslumbrantes.

Durante o inverno as Cataratas do Niagara não recebem visitantes devido ao perigo que representa o muito gelo que se forma, ainda que as imagens sejam de rara beleza. No entanto, para Will Gadd, esta é a época ideal para fazer o que mais gosta: escalar no gelo. O canadiano tornou-se na primeira pessoa a escalar as famosas cataratas da América do Norte e como não ficou feliz com uma... subiu três vezes.

O alpinista, também conhecido por "Capitão Aventura", explicou, citado pela Red Bull, que analisou a zona que pretendia escalar durante o verão e que o inverno frio que se está a ter este ano permitiu a formação de gelo. Com a ajuda das autoridades, Gadd preparou o momento ao pormenor, de forma a garantir não só a sua segurança como a proteção do próprio ambiente.

"É um dos locais mais visitados da América do Norte. Temos de o tratar como uma joia ou então não funciona", salientou Will Gadd. Não ficou qualquer equipamento abandonado no gelo e o canadiano utilizou algum criado a pensar neste desafio. Realçou ainda o quanto a superfície é instável. "Este gelo é formado por camadas. Isso significa que tem uma camada de gelo, depois neve e depois outra de gelo."

150 toneladas de água caiem por minuto a cerca de 100 quilómetros por hora, o que provoca ainda mais instabilidade. "É um ambiente difícil e um desafio intenso ficar preso à parede, quanto mais subi-la", disse Will Gadd. Mas o aventureiro conseguiu chegar ao topo três vezes. Porém, nem por isso considera ter alcançado uma grande vitória: "A subida deu cabo de mim. Posso ter chegado ao topo, mas as Cataratas do Niagara venceram a guerra. No final e estava com hipotermia. Aquela queda de água fez muito mais danos em mim do que eu nela!"

Mais Notícias

Outras Notícias GMG