Os extraterrestres habituais e mais 28 terranos

France Football divulgou os 30 nomeados a melhor futebolistas de 2017 apenas com representantes das cinco principais Ligas

É garantido que o melhor futebolista no ano civil de 2017 vai sair das cinco principais Ligas - Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália. O que não é de espantar quando se sabe que os clubes destes campeonatos gastaram no último defeso, por junto, um valor a rondar os 4,5 mil milhões de euros em reforços.

Cristiano Ronaldo, campeão espanhol e europeu, é o grande favorito por força dos troféus coletivos que amealhou no Real Madrid. O único português desta lista terá sempre a concorrência de Messi, mas, à partida, o madeirense tem grandes possibilidades de igualar as cinco Bolas de Ouro conquistadas pelo argentino.

Estes são os dois extraterrestres presentes nesta lista, os restantes 28 terranos são, por assim dizer, para compor os 30 nomeados.

E isto não é uma frase vã. Basta olharmos para os últimos nove galardões atribuídos. Por outras palavras, ainda alguém se recorda do nome do jogador distinguido antes de Messi e Ronaldo terem iniciado a sua era? A resposta não surge na ponta da língua, mas estamos a falar de Kaká, atualmente com 35 anos e ao serviço dos norte-americanos do Orlando City. Quando recebeu a Bola de Ouro em 2007, o internacional brasileiro representava o AC Milan. Depois ainda se mudou para Madrid, onde partilhou balneário com Cristiano Ronaldo.

Numa análise mais detalhada percebemos que entre os 30 nomeados, sete são do campeão europeu Real Madrid. No que respeita a nacionalidades, duas dezenas são europeus, com uma maioria de franceses (quatro). Há ainda oito sul-americanos e dois africanos.

Entre os países mais representados ninguém tem mais que a França - quatro representantes. Logo a seguir, com três surgem Brasil, Bélgica e Espanha.

Se atentarmos nas posições, e essa era uma das discussões frequentes ontem nas redes sociais, na posição de guarda-redes Buffon, bem ou mal, não merece qualquer contestação mas já a presença do ex-Benfica Jan Oblak em contraponto com a ausência do belga Courtois, que se sagrou campeão inglês, parece ser pouco entendida. Tal como as nomeações de Coutinho e Mané e o não surgimento do chileno Alexis Sánchez.

Entre os 30 nomeados apenas dois mudaram de clube na última janela de mercado. A coincidência é que tanto Neymar como Mbappé reforçaram o Paris Saint-Germain.

Nomeados

Eis os nomes dos jogadores que a France Football nomeou para receber a Bola de Ouro 2017. Este prémio, refira-se, já não é partilhado pela publicação gaulesa e pela FIFA, que agora tem o seu próprio galardão

Ronaldo Real Madrid/Portugal

Neymar Barcelona-PSG/Brasil

Mertens Nápoles/Bélgica

Buffon Juventus/Itália

Modric Real Madrid/Croácia

Coutinho Liverpool/Brasil

Oblak At. Madrid/Eslovénia

De Bruyne Man. City/Bélgica

Sergio Ramos Real Madrid/Espanha

De Gea Man. United/Espanha

Suárez Barcelona/Uruguai

Dybala Juventus/Argentina

Hummels Bayern/Alemanha

Dzeko Roma/Bósnia

Aubameyang Dortmund/Gabão

Falcao Mónaco/Colômbia

Benzema Real Madrid/França

Griezmann At. Madrid/França

Cavani PSG/Uruguai

Kane Tottenham/Inglaterra

Messi Barcelona/Argentina

Kanté Chelsea/França

Kroos Real Madrid/Alemanha

Mbappé Mónaco-PSG/França

Lewandowski Bayern/Polónia

Isco Real Madrid/Espanha

Mané Liverpool/Senegal

Bonucci Juventus-AC Milan/Itália

Marcelo Real Madrid/Brasil

Hazard Chelsea/Bélgica

Mais Notícias

Outras Notícias GMG