O que separa CR7 de Messi? 429 pontos

Classificação da edição 2016 da Bola de Ouro, prémio entregue ao melhor futebolista do ano pela revista francesa France Football

1. CRISTIANO RONALDO, POR (REAL MADRID) 745 pontos

2. Lionel Messi, Arg (FC Barcelona) 316

3. Antoine Griezmann, Fra (Atlético Madrid) 198

4. Luis Suárez, Uru (FC Barcelona) 91

5. Neymar, Bra (FC Barcelona) 68

6. Gareth Bale, Gal (Real Madrid) 60

7. Riyad Mahrez, Alg (Leicester) 20

8. Jamie Vardy, Ing (Leicester) 11

9. PEPE, POR (REAL MADRID) 8

. Gianluigi Buffon, Ita (Juventus) 8

11. Pierre-Emerick Aubameyang, Gab (Borussia Dortmund) 7

12. RUI PATRÍCIO, POR (SPORTING) 6

13. Zlatan Ibrahimovic, Sue (Manchester United) 5

14. Arturo Vidal, Chi (Bayern Munique) 4

. Paul Pogba, Fra (Manchester United) 4

16. Robert Lewandowski, Pol (Bayern Munique) 3

17. Dimitri Payet, Fra (West Ham) 1

. Luka Modric, Cro (Real Madrid) 1

. Toni Kroos, Ale (Real Madrid) 1

Não somaram qualquer ponto Sergio Aguero, Arg (Manchester City), Kevin De Bruyne, Bel (Manchester City), Paolo Dybala, Arg (Juventus), Diego Godin, Uru (Atlético de Madrid), Gonzalo Higuain, Arg (Juventus), Andrés Iniesta, Esp (FC Barcelona), Koke, Esp (Atlético Madrid), Hugo Lloris, Fra (Tottenham), Thomas Müller, Ale (Bayern Munique), Manuel Neuer, Ale (Bayern Munique) e Sergio Ramos, Esp (Real Madrid).

O futebolista português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, venceu a edição 2016 da Bola de Ouro do France Football com mais do dobro dos pontos do argentino Lionel Messi, que ficou na segunda posição.

O 'capitão' da seleção lusa venceu o seu quarto troféu, depois dos conquistados em 2008, 2013 e 2014, com 745 pontos, contra 316 do jogador do FC Barcelona, que era o detentor de um prémio que já arrebatou por cinco vezes.

Numa votação exclusiva a jornalistas, face à 'separação' com a FIFA, Messi também foi, por seu lado, um confortável 'vice', já que o francês Antoine Griezmann (Atlético de Madrid), terceiro, ficou a mais de uma centena de pontos, fechando o pódio com 198.

Companheiros do argentino no temível ataque do 'Barça', o uruguaio Luis Suárez (quarto, com 91 pontos) e o brasileiro Neymar (quinto, com 68) ocuparam os lugares seguintes, à frente do galês Gareth Bale (sexto, com 60), que atual ao lado de Ronaldo nos 'merengues'.

Os lugares imediatos foram preenchidos pelo argelino Riyad Mahrez (sétimo, com 20 pontos) e o inglês Jamie Vardy (oitavo, com 11), as grandes figuras do Leicester, o mais do que improvável campeão inglês de 2015/16, sendo também os primeiros que não atuam na Liga espanhola.

Depois de oito avançados, surge o primeiro e único defesa entre os jogadores que tiveram votos, o central internacional português Pepe, que, ao lado de Ronaldo, sagrou-se campeão europeu de seleções e de clubes.

O jogador 'merengue' somou os mesmos oito pontos do veterano italiano Gianluigi Buffon, da Juventus, que 'roubou' ao português Rui Patrício (12.º, com seis pontos) o estatuto de melhor entre os guarda-redes.

Pelo meio, no 11.º posto, ficou o avançado gabonês Pierre-Emerick Aubameyang, do Borussia Dortmund, o segundo melhor africano, atrás de Mahrez.

Atrás do guarda-redes do Rui Patrício, mais sete jogadores pontuaram, entre eles o sueco Zlatan Ibrahimovic, o chileno Arturo Vidal, os franceses Paul Pogba e Dimitri Payet, o polaco Robert Lewandowski, o croata Luka Modric e o alemão Toni Kroos.

Por seu lado, Sergio Aguero, Kevin De Bruyne, Paolo Dybala, Diego Godin, Gonzalo Higuain, Andrés Iniesta, Koke, Hugo Lloris, Thomas Müller, Manuel Neuer e Sergio Ramos ficaram em 'branco'.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG