Morreu K.C. Jones, 12 vezes campeão da NBA
K.C. Jones, oito vezes campeão da liga norte-americana de basquetebol (NBA) como jogador e quatro enquanto treinador, morreu aos 88 anos, anunciaram os Boston Celtics, a sua antiga equipa.
Um dos únicos sete jogadores a conquistar campeonatos universitários e profissionais e um título olímpico, K.C. Jones morreu num centro de assistência no Estado de Connecticut, onde vivia nos últimos anos de forma a receber cuidados médicos devido a sofrer de Alzheimer.
O antigo base, nascido em Taylor, no Texas, em 1932, sagrou-se campeão universitário por São Francisco em 1955 e 1956 juntamente com Bill Russell, e os dois fizeram parte da equipa que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1956, em Melbourne, na Austrália.
Jones juntou-se a Russell nos Boston Celtics para conquistar oito títulos consecutivos na NBA, entre 1959 e 1966, sendo um dos quatro que ocupam o terceiro lugar entre os jogadores mais vezes campeões da liga, somente atrás de Bill Russell (11) e Sam Jones (10). Nas suas nove épocas na NBA, só não foi campeão em 1967, ano em que se retirou, com 34 anos.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Depois de uma passagem como treinador universitário em Brandeis e Harvard, juntou-se aos Los Angeles Lakers como treinador adjunto e conquistou mais um anel de campeão, em 1972.
Jones foi adjunto na equipa dos Celtics que ganhou o campeonato em 1981, antes de assumir o cargo de técnico principal e conduzir a equipa liderada por Larry Bird, Kevin McHale e Robert Parish aos títulos de 1984 e 1986.
O número 25, utilizado por Jones, foi retirado pelos Celtics em 1967, e o seu nome foi incluído no ' do basquetebol em 1989.