Morreu Jacques Rogge, antigo presidente do Comité Olímpico Internacional

Jacques Rogge, 79 anos, presidiu ao Comité Olímpico Internacional durante 12 anos.

Morreu Jacques Rogge, 79 anos, presidente do Comité Olímpico Internacional (COI) durante 12 anos. A notícia foi avançada pela organização este domingo.

"É com grande triste que o Comité Olímpico Internacional informa que morreu o antigo presidente Jacques Rogge. Tinha 79 anos", disse o COI numa nota enviada às redações.

Jacques Rogge foi o oitavo presidente do Comité Olímpico Internacional, entre 2001 e 2013. Sucedeu-lhe Thomas Bach.

O homem que levou aos inaugurais Jogos Olímpicos da Juventude era atualmente presidente honorário e tinha servido como o oitavo líder da entidade que preside aos Jogos Olímpicos da era moderna, depois de uma vida dedicada ao desporto, como campeão belga de râguebi e campeão mundial de vela.

Atleta olímpico em 1968, 1972 e 1976, em Finn, nasceu em 1942 em Gande, na Bélgica então ocupada pela Alemanha nazi, e formou-se em ortopedia e medicina desportiva, tendo presidido ao Comité Olímpico da Bélgica, primeiro, e ao Comité Olímpico Europeu, depois, após terminar a carreira desportiva.

Foi ainda enviado especial da ONU para a Juventude, Refugiados e Desporto, após 2013, e o atual presidente do COI, Thomas Bach, recorda um homem que "amava o desporto" e que "ajudou a modernizar e transformar" o organismo.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG