Miguel Oliveira parte do 16.º lugar para o GP de Espanha de MotoGP

O piloto português da KTM foi penalizado por excesso de velocidade e a sua melhor volta acabou por ser cancelada.

O português Miguel Oliveira (KTM) obteve este sábado a 16.ª posição na qualificação para o Grande Prémio de Espanha de MotoGP, quarta prova do Campeonato do Mundo, para o qual o francês Fábio Quartararo (Yamaha) sairá da pole position.

O piloto português, que já tinha sido o 16.º nos terceiros treinos livres desta manhã, teve de passar pela primeira fase da qualificação (Q1). Aí, Miguel Oliveira terminou na sexta posição, com o tempo de 1.37,746 minutos, depois de o seu melhor tempo ter sido cancelado por ter excedido os limites da pista.

"O que podemos fazer? O sistema vai na direção certa. O problema é que os nossos pneus são largos e podemos ativar o sensor sem passar os limites da pista", frisou o piloto de Almada, que acabou na 16.ª posição, com o tempo de 1.37,746 minutos. Com a volta anulada, o piloto da KTM perdeu três posições na grelha. "Estamos aqui a pilotar nos limites. Não é bom ter uma volta cancelada. Faz diferença, porque são três posições. Temos de trabalhar melhor isso", frisou.

Ainda assim, Miguel Oliveira refere ter "um bom ritmo de corrida", facto que o deixa "contente e mais confortável". "A posição de saída é longe dos nossos objetivos. Vamos dar o nosso melhor, fazer uma boa corrida e terminar", sublinhou Miguel Oliveira.

O piloto da KTM terminou a 0,830 segundos do mais rápido da Q1, o italiano Franco Morbidelli (Yamaha), que, juntamente com o sul-africano Brad Binder (KTM), garantiram a passagem à segunda fase da Qualificação (Q2).

Com Miguel Oliveira ficaram para trás pilotos como o espanhol Marc Márquez (Honda), que foi o quarto da Q1 depois de ter assustado com uma violenta queda sofrida logo de manhã na terceira sessão de treinos livres, ou o italiano Valentino Rossi (Yamaha), que foi sétimo.

Na derradeira fase da sessão, Quartararo, que venceu o GP de Portugal há duas semanas, garantiu a pole position, com o tempo de 1.36,755 minutos, cerca de um segundo mais rápido do que o piloto de Almada.

Quartararo chega a esta quarta ronda do campeonato na liderança da classificação, com 61 pontos, mais 57 do que Oliveira, que é 18.º.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG