Marcelo ligou a Mamona a felicitá-la. Costa fala em "enorme superação"

Presidente da República diz que a atleta confirmou as expectativas dos portugueses. Primeiro-ministro elogiou "prova incrível".

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, telefonou neste domingo a Patrícia Mamona para a felicitar por "mais um triunfo por Portugal" com a conquista da medalha de prata no triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020.

"O Presidente da República felicita a atleta Patrícia Mamona por mais um triunfo por Portugal", disse, numa declaração à Lusa, a partir de São Paulo, Brasil, onde se encontra em visita.

Numa nota publicada depois no portal da Internet da Presidência da República, Marcelo realça que, "além de confirmar as expectativas que todos tinham sobre o seu momento de forma, bateu o recorde nacional no triplo salto feminino".

"Em nome de Portugal e dos portugueses, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa felicita e agradece a Patrícia Mamona", conclui a nota.

Patrícia Mamona conquistou hoje a medalha de prata no triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao conseguir 15,01 metros, novo recorde nacional, arrebatando a segunda medalha por atletas portugueses depois do bronze do judoca Jorge Fonseca (-100 kg).

O primeiro-ministro, António Costa também não deixou passar o feito em claro, felicitando Mamona pela conquista da medalha de prata no triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, referindo que a atleta deu um exemplo de "enorme superação".

"Felicito a atleta Patrícia Mamona pela medalha de prata em Tóquio2020 no triplo salto. Uma prova incrível, um novo recorde nacional e mais uma demonstração de enorme superação. Um resultado que muito nos orgulha e que dá a Portugal a segunda medalha nestes Jogos Olímpicos. Parabéns!", refere António Costa numa mensagem na rede social Twitter.

Patrícia Mamona conquistou hoje a medalha de prata no triplo salto em Tóquio, ao conseguir 15,01 metros, novo recorde nacional, arrebatando a segunda medalha por atletas portugueses depois do bronze do judoca Jorge Fonseca (-100 kg).

Também o gabinete do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, enalteceu nas redes sociais o feito da atleta do Sporting.

"Muitos parabéns, Patrícia, pela tua fantástica medalha de prata e pela tua enorme marca que é recorde nacional! É com um gigante orgulho e com uma imensa alegria que celebramos esta tua grande conquista! A cada triplo salto fazes o país vibrar e sonhar contigo", refere.

O Comité Olímpico de Portugal (COP) e o Sporting também congratularam a atleta Patrícia Mamona pela conquista da medalha de prata no triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, a segunda da comitiva lusa no Japão.

"Patrícia Mamona! Medalha de prata!", assinalou o COP, através de uma publicação na conta oficial no Twitter, logo seguida de outra em que mostra a festa da atleta lusa, após alcançar o segundo posto da disciplina, com um salto de 15,01 metros, um novo recorde nacional, que foi igualmente destacado na página oficial dos Jogos Olímpicos.

O Sporting, clube que Mamona representa, também assinalou a conquista na mesma rede social: "A nossa leoa Patrícia Mamona conquistou mais uma medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos Tóquio2020 e bateu o recorde nacional, com 15,01 metros! ENORME!"

Esta foi a segunda medalha conquistada pela comitiva portuguesa em Tóquio, depois de o judoca Jorge Fonseca, também do Sporting, ter arrecadado o bronze na competição de -100 kg.

Tal como tinha sucedido com Fonseca, os rivais dos 'leões', Benfica e FC Porto, fizeram questão de endereçar publicamente os parabéns a Patrícia Mamona, o mesmo acontecendo com o Sporting de Braga, que expressou as felicitações de forma curiosa: "Ela não salta... Ela voooooa! Muitos Parabéns, Patrícia Mamona!"

Enquanto a Liga Portuguesa de Futebol Profissional destacou o "talento além-fronteiras" de Patrícia Mamona, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), por intermédio do presidente Fernando Gomes, enalteceu a "atleta de gabarito mundial" e "desportista exemplar".

"(...) Ao bater igualmente o seu próprio [recorde] nacional em Tóquio, provou mais uma vez o seu inequívoco talento, garra e vontade de superação. É uma desportista exemplar e um exemplo para todos os portugueses e para o país que repetidamente orgulha e dignifica", reagiu o líder da FPF.

A conquista de Patrícia Mamona foi igualmente assinalada pela Federação Portuguesa de Andebol (FPA).

Mais Notícias

Outras Notícias GMG