Pedido de anulação de regras financeiras

Um empresário belga, ligado ao futebol, solicitou à Comissão Europeia (CE), esta segunda-feira, um pedido de anulação de regras da União Europeia de Futebol (UEFA), organismo presidido pelo antigo médio francês Michel Platini.

Falamos, no caso, das regras financeiras que impedem os clubes sem contas regularizadas de marcar presença nas provas intercontinentais, invocando uma violação da legislação comunitária.

"Em cheque" encontra-se o artigo 57.º do regulamento de fair play financeiro da UEFA, respeitante ao "jogo limpo financeiro". Este último define que os emblemas que competem na Liga dos Campeões, bem como na Liga Europa, "não podem gastar mais do que as receitas que podem gerar", isto segundo um comunicado da responsabilidade de Daniel Striani, um empresário belga de futebol acreditado, de resto, juntos das federações belga, francesa e inglesa, respectivamente.

Fontes comunitárias já deram conta, entretanto, à agência espanhola de notícias EFE, de que a Comissão Europeia recebeu a denúncia, tendo esta última entidade assegurado que o teor será analisado para que se possa, efectivamente, concluir o que terá, eventualmente, de vir a ser feito.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG