Espanhóis e gigantes no horizonte de Benfica e Sporting

Benfica e Sporting, representantes portugueses na Liga Europa de futebol, vão ter três possíveis adversários espanhóis, além dos históricos Liverpool e Ajax, no sorteio de sexta-feira, pelas 12.00, em Nyon, Suíça.

Águias e leões evitaram adversários italianos como a Juventus ou a AS Roma, mas ficaram na rota de Atlético Madrid, Atlhetic Bilbau e Villarreal, ao garantirem o primeiro lugar dos respectivos agrupamentos.

As equipas lisboetas foram incluídas no pote que agrega os vencedores de "poules" desta prova e também os quatro melhores terceiros classificados da Liga dos Campeões: "Juve", Olympique Marselha, o romeno Unireia Urziceni e o alemão Wolfsburgo.

Por isso, além dos reds, campeões europeus cinco vezes - a última das quais em 2005 -, também "caíram" da Champions e estão na rota dos lusos o Atlético Madrid, eliminado no grupo de FC Porto e Chelsea, bem como os campeões russos e belga, respectivamente Rubin Kazan e Standard de Liége.

À excepção de Everton, no caso do Benfica, e Hertha Berlim, no caso do Sporting - por já se terem defrontado nos grupos -, os outros segundos classificados da "II Liga" continental que podem enfrentar os portugueses são: FC Brugge (Bel), FC Copenhaga (Din), Fulham (Ing), Hamburgo (Ale), Lille (Fra), Panathinaikos (Gre) e Twente (Hol), para lá dos espanhóis já referidos. Os regulamentos não impedem a sorte de um reencontro entre o Sporting e os holandeses do FC Twente, que os "leões" eliminaram na terceira pré-eliminatória da "Champions".

Liga Europa:
- Pote 1: Juventus (Ita), Olympique Marselha (Fra), Unireia Urziceni (Rom) e Volfsburgo (Ale), Benfica (Por), Sporting (Por), Anderlecht (Bel), AS Roma (Ita), Fenerbahçe (Tur), Galatasaray (Tur), Hapoel Telalvive (Isr) PSV Eindhoven (Hol), Salzburgo (Aut), Shakhtar Donetsk (Ucr), Valência (Esp) e Werder Bremen (Ale).
- Pote 2: Atlético Madrid (Esp) Liverpool (Ing), Rubin Kazan (Rus) e Standard de Liége (Bel), Ajax (Hol), Athletic Bilbau (Esp), FC Brugge (Bel), FC Copenhaga (Din), Everton (Ing), Fulham (Ing), Hamburgo (Ale), Hertha Berlim (Ale), Lille (Fra), Panathinaikos (Gre), Twente (Hol) e Villarreal (Esp).

Dragões também na rota de Espanha
Uma hora antes, também o FC Porto vai ficar a conhecer o seu próximo adversário na "liga milionária" - e tem três clubes espanhóis à perna.

Os campeões europeus do FC Barcelona, os seus compatriotas do Real Madrid, do português Cristiano Ronaldo, os ingleses Manchester United, com o luso Nani nas suas fileiras, e Arsenal são possíveis adversários dos "dragões". Em alternativa, os tetracampeões portugueses podem receber a 16 de Fevereiro e visitar a 24 do mesmo mês os espanhóis do FC Sevilha, os italianos da Fiorentina ou os franceses do Bordéus, uma vez que já defrontaram os ingleses do Chelsea na fase anterior.

Liga dos Campeões:
- Pote 1: FC Barcelona (Esp), Arsenal (Ing), Bordéus (Fra), Chelsea (Ing), Fiorentina (Ita), Manchester United (Ing), Real Madrid (Esp) e FC Sevilha (Esp).
- Pote 2: FC Porto (Por), AC Milan (Ita), Bayern Munique (Ale), CSKA Moscovo (Rus), Estugarda (Ale), Inter Milão (Ita), Olympique Lyon (Fra) e Olympiacos (Gre).

Mais Notícias

Outras Notícias GMG