Eintracht, dos anos "dourados" de 70 e 80 à II divisão

O FC Porto vai defrontar pela primeira vez o Eintracht Frankfurt, uma formação germânica que luta esta época pela manutenção na Liga alemã e que tem nos futebolistas Tranquilo Barnetta e Vaclav Kadlec as suas principais figuras.

Com o primeiro duelo nos 16 avos de final da Liga Europa agendado para 20 de fevereiro do próximo ano, no Estádio do Dragão, a equipa alemã ocupa neste momento o 15.º lugar do campeonato e só abandonou na última jornada a zona de despromoção, com um surpreendente triunfo por 1-0 no terreno do Bayer Leverkusen, segundo classificado.

Apesar de estar a ter esta época vida difícil na Bundesliga, o Eintracht Frankfurt cotou-se como uma das melhores equipas da fase de grupos da Liga Europa, tendo conquistado o Grupo F com 15 pontos, somando cinco vitórias e apenas uma derrota.

Depois de ter sido umas principais equipas do futebol germânico nos anos 70 e 80, em que conquistou quatro Taças da Alemanha e uma Taça UEFA, o Eintracht Frankfurt nunca mais regressou à ribalta e andou mesmo a alternar entre a primeira e a segunda divisão.

Armin Veh, técnico de 52 anos campeão pelo Estugarda em 2007, pegou na equipa de Frankfurt em 2011, na sua primeira época subiu à Bundesliga e, no ano passado, garantiu a qualificação para as competições europeias, algo que não acontecia desde 2006, com um sexto lugar.

Tranquilo Barnetta, internacional suíço de 28 anos e antigo jogador de Bayer Leverkusen e Schalke 04, é a principal figura deste Eintracht Frankfurt, que na frente apresenta uma dupla temível composta pelo checo Vaclav Kadlec, ex-Sparta de Praga, e o espanhol Joselu, ex-Real Madrid. Ambos somam sete golos esta época em todas as provas.

No meio-campo, além do capitão Pirmin Schwegler, jogador suíço, esta equipa germânica conta com o médio goleador Alexander Meier, que também tem sete tentos esta temporada, e o internacional japonês Takashi Inu.

Mais atrás, a defesa é liderada pelo peruano Carlos Zambrano.

Na segunda mão dos 16 avos de final, a 27 de fevereiro, o FC Porto vai visitar a Commerzbank Arena, um estádio com capacidade para 51 mil pessoas.

O vencedor desta eliminatória irá encontrar nos oitavos de final os italianos do Nápoles ou os galeses do Swansea City.

A final da Liga Europa realiza-se a 14 de maio, na cidade de Turim, em Itália.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG