FC Porto ganha e garante o terceiro lugar

O FC Porto assegurou esta segunda-feira à noite, no Estádio do Dragão, a terceira posição da Liga, ao receber e bater o Rio Ave por 3-0. Jackson Martínez, de penálti, Herrera e ainda Danilo, este último de livre, marcaram os golos da equipa portista.

- Comentário final: O FC Porto garantiu esta segunda-feira à noite o direito a marcar presença na pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da próxima edição da Liga dos Campeões, ao receber e vencer o Rio Ave por 3-0, em jogo da 28.ª ronda da Liga Portuguesa de Futebol 2013/2014.

- Os dragões, que face ao castigo do treinador Luís Castro foram orientados, do banco, pelo antigo internacional português António Folha, adjunto de Luís Castro, asseguraram assim, matematicamente, o terceiro posto do campeonato (58 pontos) graças aos golos, todos eles apontados nos segundos 45 minutos, de Jackson Martínez (penálti), Herrera e Danilo, respetivamente, este último na cobrança de um livre em que a bola ainda foi desviada por um adversário, traíndo assim o guarda-redes Ederson.

- Triunfo justíssimo do FC Porto, que materializou a sua superioridade, ainda que sem realizar uma exibição de encher o olho, na segunda parte. Já com a manutenção garantida, o Rio Ave, que esta época irá marcar presença na final da Taça de Portugal (com o Benfica, a 18 de maio, no Jamor) e na final da Taça da Liga (com FC Porto ou Benfica), é o 11.º colocado do campeonato nacional de futebol. Tem 31 pontos somados, os mesmos do Vitória de Guimarães.

- Jackson Martínez, avançado internacional colombiano, jogador do FC Porto, reforçou a liderança da lista dos melhores marcadores da Liga, acumulando agora um total de 19 golos, em 28 encontros, neste campeonato.

- Danilo, lateral-direito do FC Porto, na cobrança de um livre em que a bola ainda foi desviada por um adversário, faz o 3-0 final perante o Rio Ave ao minuto 90+4. Azuis e brancos garantem o terceiro lugar da Liga e, consequentemente, o direito a participar na pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.

- Tarantini, médio do Rio Ave, cabeceia ao lado do poste direito da baliza do FC Porto, no seguimento de um cruzamento arrancado do flanco direito do ataque forasteiro ao minuto 79.

- Substituição no FC Porto: Sai Alex Sandro, entra Licá aos 77'.

- Substituição no Rio Ave: Diego Lopes rende Rúben Ribeiro aos 75 minutos.

- Excelente golo de Hector Herrera aos 72'. O médio mexicano, depois de um passe preciso e bem medido de Quintero, dominou com o peito e cabeceou de primeira para a baliza do Rio Ave. FC Porto amplia a vantagem perante os vilacondenses.

- Substituição no Rio Ave: Ukra rende Braga aos 68 minutos.

- Jackson Martínez, ao minuto 61, faz o 1-0 e o seu 19.º golo na Liga na marcação de um penálti cometido por Marcelo, do Rio Ave, sobre o atacante colombiano ao minuto 60 no Estádio do Dragão. 1-0 para o FC Porto.

- Tarantini, centrocampista do Rio Ave, cabeceia ao lado da baliza do FC Porto, depois de um bom cruzamento tirado do flanco esquerdo do ataque vilacondense.

- Ricardo remata, bola desvia em Edimar e embate no poste esquerdo da baliza do Rio Ave. Tudo aconteceu ao minuto 51, no Estádio do Dragão.

- Danilo (47'), primeiro, com Ederson a defender, e depois Jackson Martínez (remate por cima aos 48') podiam ter marcado para o FC Porto diante do Rio Ave no Estádio do Dragão.

- Substituição no FC Porto: Quintero rende Josué aos 46'.

- Rio Ave dá o pontapé de saída para o segundo tempo no Dragão. FC Porto e vilacondenses ainda empatados sem golos neste desafio da 28.ª jornada da Liga.

- Fabiano, guarda-redes do FC Porto, defende remate cruzado de Rúben Ribeiro já no período de compensação da primeira parte, atirando a bola para canto.

- Ricardo, jogador do FC Porto, desfere remate de fora da grande área para defesa de Ederson, guarda-redes do Rio Ave (43').

- Substituição no Rio Ave aos 40 minutos: Sai Lionn, defesa-direito, lesionado, entra André Villas-Boas.

- Substituição no FC Porto aos 38 minutos: Varela, a contas com problemas físicos, é rendido na equipa por Ghilas.

- Cartão amarelo a Alex Sandro (FC Porto) aos 36 minutos, após falta sobre Pedro Santos. Alex Sandro não poderá defrontar o Olhanense (acumulação de cartões amarelos, tal como Mangala e, igualmente, Josué, todos eles pelo mesmo motivo).

- Cartão amarelo a Mangala (FC Porto) também ao minuto 34, na sequência de uma falta cometida sobre Felipe Augusto, médio do Rio Ave.

- Cartão amarelo para Josué (FC Porto) ao minuto 34, por falta sobre Lionn. Josué, médio portista, falhará assim o próximo jogo dos dragões na Liga, fora, no Algarve, com o Olhanense.

- Marcelo, defesa-central do Rio Ave, quase inaugura o marcador para os vilacondenses no Estádio do Dragão ao minuto 18, depois de um livre cobrado por Rúben Ribeiro. O cabeceamento saiu ligeiramente ao lado do poste esquerdo da baliza portista.

- Mangala, ao minuto oito, após canto da esquerda, obriga Ederson a defesa atenta. Terceiro remate intencional do FC Porto à baliza do Rio Ave.

- Hector Herrera, ao minuto sete, remata para defesa atenta de Ederson, guarda-redes do Rio Ave. Médio mexicano do FC Porto outra vez perto de abrir o ativo no Estádio do Dragão.

- Hector Herrera, ao minuto seis, remata ao lado do poste esquerdo da baliza dos vilacondenses. Médio mexicano do FC Porto perto de inaugurar o marcador no Estádio do Dragão.

- Silvestre Varela, ao minuto quatro desafio, remata forte, de fora da grande área, mas por cima da baliza do Rio Ave.

- FC Porto e Rio Ave já se defrontam no Estádio do Dragão, em desafio da 28.ª jornada da Liga Portuguesa de Futebol. O pontapé de saída foi dado pelos azuis e brancos.

- António Folha, adjunto de Luís Castro, orienta a equipa do FC Porto esta segunda-feira, na ausência, por castigo, do treinador principal dos azuis e brancos.

- Nuno Almeida (juiz da Associação de Futebol do Algarve) é o árbitro desta partida.

- Dragões podem garantir esta segunda-feira à noite o terceiro lugar da I Liga, última posição que dá acesso à Liga dos Campeões da próxima temporada (2014/2015), precisando para isso, no entanto, de derrotar o Rio Ave.

Equipas oficiais:

- FC PORTO: Fabiano; Danilo, Maicon, Mangala e Alex Sandro; Herrera, Defour e Josué; Ricardo, Varela e Jackson Martínez.

- Suplentes: Kadú, Diego Reyes, Carlos Eduardo, Quintero, Licá, Kelvin e Ghilas.

- RIO AVE: Ederson; Lionn, Rodríguez, Marcelo e Edimar; Tarantini, Filipe Augusto e Braga; Pedro Santos, Rúben Ribeiro e Hassan.

- Suplentes: Ventura, Tiago Pinto, Diego Lopes, André Villas-Boas, Júlio Alves, Ukra e Velikonja.

- No encontro que fecha uma 28.ª e antepenúltima jornada marcada pela conquista, por parte do Benfica, do título nacional de futebol, o 33.º do historial dos "encarnados", os "dragões" podem aumentar para inalcançáveis oito pontos a vantagem sobre o Estoril-Praia, quarto colocado da tabela classificativa da Liga.

- A 18 pontos do campeão Benfica e 11 do Sporting, que no sábado garantiu o segundo posto e a entrada direta na fase de grupos da "Champions" da época 2014/15, ao vencer o Belenenses no Restelo por 1-0, o FC Porto já só pode mesmo alcançar o terceiro e último lugar do pódio, após três títulos nacionais de futebol consecutivos.

- O Rio Ave, por seu turno, que segue no 11.º posto e que já assegurou a manutenção, nada joga no Dragão, onde irá aproveitar, certamente, para se preparar e conservar o ritmo competitivo para as finais da Taça de Portugal, frente ao Benfica, e da Taça da Liga (com FC Porto ou Benfica).

- O jogo desta segunda-feira, no Estádio do Dragão, marca também mais um regresso de Nuno Espírito Santo, treinador dos vilacondenses e antigo guarda-redes, à casa onde mais conquistas averbou durante a sua carreira enquanto jogador.

- Os dragões irão atuar sem o médio luso-brasileiro Fernando, de fora por acumulação de cartões amarelos, e o extremo internacional português Ricardo Quaresma, figura maior da equipa na ponta final da temporada. Qauresma está castigado após ter visto o cartão vermelho no clássico da última quarta-feira, no Estádio da Luz, para a meia-final da Taça de Portugal (derrota por 3-1 do FC Porto frente ao Benfica).

- Por outro lado, destaque para o regresso do esquerdino brasileiro Kelvin à convocatória, ele que pouco tem jogado esta temporada, após ter sido o herói do título dos portistas na época passada.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG