Europeus de Judo: Telma Monteiro nas meias-finais, João Crisóstomo luta pelo bronze

A judoca portuguesa vai defrontar a kosovar Nora Gjakova, quarta do ranking mundial e a mais cotada em Lisboa. Crisóstomo foi derrotado nas meias-finais e vai agora lutar pela medalha de bronze.

A judoca portuguesa Telma Monteiro qualificou-se esta sexta-feira para as meias-finais da categoria de -57 kg dos Europeus de Lisboa, competição em que procura a sua 15.ª medalha na competição continental.

Telma Monteiro, 10.ª do mundo, venceu ao segundo combate a belga Mina Libeer, com dois 'waza ari' e consequente 'ippon', obtidos aos 40 segundos de combate e, depois, aos 1.13 minutos, numa 'luta' muito diferente da estreia.

No primeiro combate, Telma derrotou a experiente austríaca Sabrina Filzmoser por 'waza ari', a 11 segundos do final.

Nas meias-finais, a melhor judoca portuguesa de todos os tempos vai encontrar a kosovar Nora Gjakova, quarta do 'ranking' mundial e a mais cotada em Lisboa, com quem Telma Monteiro perdeu seis de oito combates, o último no Masters deste ano.

Também às meias-finais chegou o português João Crisóstomo, na categoria de -66 kg dos Europeus de Lisboa, ao vencer o espanhol Alberto Gaitero Martin, que era favorito, por ippon, já no prolongamento. No entanto, foi derrotado por ippon pelo italiano Manuel Lombardo no combate de acesso à final, pelo que lhe resta lutar pela medalha de bronze.

Crisóstomo, foi a grande surpresa das eliminatórias da manhã, ao juntar-se a Telma Monteiro entre os semifinalistas, com o judoca da universidade Lusófona a afastar três adversários acima de si no ranking mundial.

João Crisóstomo, 63.º, derrotou o polaco Patrick Wawrzyczek (54.º), por 'waza-ari', o azeri Nijat Shikhalizada (21.º), por ippon, e o espanhol Gaitero Martin (nono), por ippon, todos já no golden score, prolongamento.

Com Gaitero Martin, João Crisóstomo disputou mais de oito minutos de combate, no qual o espanhol sofreu um terceiro castigo, e eliminação, quando ambos já tinham dois shido. Frente a Manuel Lombardo, acabou derrotado perto dos 30 segundos de combate.

Quanto aos restantes atletas portugueses em prova, na categoria -66 kg, o judoca André Diogo foi eliminado no seu primeiro combate contra o bielorrusso Dzmitry Minkou.

Na categoria -60 kg, o judoca Rodrigo Lopes foi eliminado ao segundo combate contra o búlgaro Yanislav Gerchev, por 'ippon'.

Na categoria -57 kg, a judoca Wilsa Gomes foi eliminada no segundo combate ao perder com a francesa Sarah Leonie Cysique, por 'ippon', consentido a 2.14 minutos do final.

Na categoria -52 kg, a judoca Joana Diogo foi eliminada no primeiro combate contra a georgiana Mariam Janashvili, por 'ippon', a minuto e meio do final do tempo regulamentar.

Na categoria -52 kg, a judoca Joana Ramos perdeu com a vice-campeã olímpica e campeã europeia, a italiana Odette Giuffrida.

Na categoria -48 kg, a judoca Catarina Costa perdeu ao primeiro combate com a russa Sabina Giliazova, por 'ippon', a 1.50 do final. Também nesta categoria a judoca Maria Siderot foi eliminada na sua estreia pela eslovena Marusa Stangar, por 'ippon'.

Notícia atualizada às 14.45 horas.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG