EUA investigam doping de atletas russos
Depois de denúncia do jornal "New York Times", o Departamento de Justiça decidiu abrir um inquérito
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu uma investigação sobre o doping de dezenas de importantes atletas russos, adiantou, esta terça-feira, o New York Times, jornal que já tinha publicado uma reportagem sobre o doping na Rússia, um artigo que levou a uma ameaça de um processo judicial por parte do ministro do desporto russo, Vitaly Mutko
Relacionados
A procuradoria do distrito leste de Nova York está investigando funcionários públicos, atletas, treinadores, autoridades antidoping russas e qualquer pessoa que possa ter beneficiado injustamente de um regime de doping, disse o Times. A investigação foi aberta ao abrigo de uma decisão dos tribunais, a qual permite abrir investigações sobre cidadãos de outros países, desde que haja uma ligação com os EUA.
Já esta semana, O ministro dos Desportos da Rússia, Vitaly Mutko, admitiu que os atletas russos cometeram "erros graves" por terem quebrado as regras antidoping, que podem comprometer a participação nos Jogos Olímpicos Rio2016.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Numa crónica no jornal inglês Sunday Times, publicada hoje, Mutko não poupou críticas, escrevendo que todos os russos "estão envergonhados" com os atletas, que "quebraram o princípio do 'fair play' para obterem benefícios imediatos".
Apenas três dias depois de ter considerado "absurdas" as suspeitas de doping generalizado no Desporto russo, o ministro fez um 'mea culpa' e admitiu que a participação do atletismo russo nos Jogos Rio2016 pode estar comprometida.