Equipa portuguesa testa vídeo-árbitro

Os árbitros Artur Soares Dias, Rui Tavares, Barbosa Soares, Hugo Miguel e Jorge Sousa foram escolhidos pela FIFA para o Itália-Alemanha

A FIFA nomeou esta sexta-feira o árbitro português Artur Soares Dias para dirigir o Itália-Alemanha, partida essa que contará também com Rui Tavares e Barbosa Soares (assistentes), Hugo Miguel (quarto árbitro) e finalmente Jorge Sousa para desempenhar as funções de vídeo-árbitro.

Este teste será "semi-live", permitindo a comunicação direta entre o vídeo-árbitro e o árbitro principal. Ou seja, Jorge Sousa, que terá à sua frente as imagens do jogo em tempo real, poderá auxiliar Artur Soares Dias nos termos do protocolo definido pelo IFAB. No entanto, nesta etapa ainda não será possível ao árbitro principal assistir à revisão dos lances junto ao relvado (off field review OFR).

Esta será a segunda experiência de Jorge Sousa como vídeo-árbitro, depois de ter participado no teste levado a cabo pela FPF na Supertaça do passado mês de agosto, em Aveiro.

Na véspera do jogo entre as seleções principais de Itália e Alemanha, a FIFA levará a cabo um outro teste "semi-live". Esse encontro entre as seleções sub-21 de Itália e Dinamarca será dirigido pelo português Hugo Miguel, que contará com o auxílio de Jorge Sousa na função de vídeo-árbitro. Luís Campos e Jorge Moreira de Sousa serão os árbitros assistentes e Artur Soares Dias o quarto árbitro.

FPF no processo desde a fase inicial
A Federação Portuguesa do Futebol está envolvida neste projeto desde o seu início, desenvolvendo um plano de formação para árbitros e tendo, inclusive, já feito um teste na Supertaça Cândido de Oliveira, disputada em Aveiro no último mês de agosto. O presidente do Conselho de Arbitragem, José Fontelas Gomes, foi convidado pelo Chefe do Departamento de Arbitragem da FIFA, Massimo Bussaca, para assistir aos dois jogos teste em Itália. Além dos jogos, haverá ainda um "workshop" sobre o vídeo-árbitro e o teste "semi-live", no dia 14 de novembro.

José Fontelas Gomes: "Estamos no bom caminho"
O presidente do Conselho de Arbitragem lembrou, em declarações ao site fpf.pt, que "a Federação Portuguesa de Futebol está desde o início neste projeto do vídeo-árbitro e por isso foi possível que Jorge Sousa tivesse desempenhado esta função em agosto". Fontelas Gomes defende que estes novos testes serão enriquecedores para todos. "Esta é uma experiência muito positiva não só para o Artur Soares Dias, como para o próprio Conselho de Arbitragem, observadores e restantes árbitros envolvidos". No entender do líder da arbitragem portuguesa, este é um momento muito relevante "para toda a arbitragem portuguesa". O presidente do CA olha para estas nomeações como uma prova de confiança e atenção de FIFA e UEFA. "Mantivemos reuniões com Massimo Bussacca e Pierluigi Collina, que são quem gere a arbitragem na FIFA e na UEFA, respetivamente, e ficámos a saber, detalhadamente, as suas opiniões sobre a arbitragem portuguesa e sobre cada um dos nossos árbitros internacionais, pelo que acreditamos que a nossa arbitragem está no bom caminho."

Mais Notícias

Outras Notícias GMG