Duelo decisivo para o título com 200 milhões de euros no relvado do Dragão

Sporting obrigado a vencer na visita ao FC Porto para continuar na luta pelo título. 10 pontos separaram dragões e leões, mas os jogadores que vão a jogo têm valor de mercado aproximado

O Estádio do Dragão é hoje palco (18.30 horas, Sport TV) de um clássico importantíssimo na discussão pelo título. O FC Porto já não entra nas contas, face ao atraso que tem em relação aos dois primeiros, mas pode influenciar, e de que maneira, a atribuição da coroa de campeão nacional. Ao Sporting - que não vence no Dragão para o campeonato desde 2007 - só a vitória manterá vivo o sonho de quebrar um jejum que dura há quase 14 anos, para assim se manter a dois pontos do líder Benfica, com duas jornadas (seis pontos) que ficarão por disputar.

No relvado vão estar duas equipas recheadas de estrelas, mas cujo valor de mercado não reflete os dez pontos que as separam na classificação da Liga. Segundo o site transfermarkt.com, especializado na avaliação de jogadores de futebol, os onzes que devem iniciar o 164.º clássico entre dragões e leões é bastante semelhante, totalizando no conjunto das duas equipas 200,75 milhões de euros - 102 milhões pelos portistas e 98,75 pelos sportinguistas. Não será pois difícil de adivinhar que nas bancadas do Dragão estarão alguns dos mais credenciados olheiros de grandes clubes europeus.

O jogador mais cotado, tendo em conta os dados fornecidos pelo Transfermarkt, é o médio leonino William Carvalho, de 24 anos, que está avaliado em 26 milhões de euros. Um valor que não poderá ser dissociado do facto de ter sido considerado o melhor futebolista do Europeu sub-21, disputado em 2015 na República Checa. Além disso, o médio defensivo tem sido nos últimos tempos associado a vários grandes emblemas europeus, dos quais o Arsenal é o namoro mais antigo.

Não muito distante de William Carvalho surge Yacine Brahimi, criativo médio do FC Porto, que está avaliado em 22 milhões de euros. O internacional argelino, de 26 anos, tem também nacionalidade francesa, o que o torna um alvo apetecível tendo em conta que não preenche vaga de estrangeiro. Vários clubes ingleses, o mercado mais poderoso da Europa, mas também os franceses do Paris Saint-Germain, mantêm-se atentos ao número 8 portista.

Dragões mais valiosos na defesa

Na baliza, apesar de o FC Porto ter Casillas, um dos mais importantes guarda-redes mundiais dos últimos anos, é Rui Patrício que tem uma avaliação superior em dez milhões de euros, algo que se explica pela diferença de idades. O dono da baliza leonina tem 28 anos, enquanto o espanhol está a poucos dias de completar 35.

Apesar de ter mais seis golos sofridos do que o Sporting na Liga, o setor defensivo do FC Porto tem um valor bem superior, totalizando 33,5 milhões de euros, com destaque para o holandês Bruno Martins Indi (11,5 milhões de euros). Aliás, na defesa dos dragões, que conta com a adaptação do médio Danilo Pereira, nenhum jogador tem uma avaliação inferior a sete milhões. O setor mais recuado do Sporting tem um valor de apenas 8,25 milhões, que se justifica pela ausência do lateral-esquerdo Jefferson, habitual titular, que está avaliado em 7,5 milhões de euros.

A mais-valia dos leões em relação ao rival está no meio-campo, uma vez que William Carvalho, Adrien Silva e João Mário representam 52 milhões de euros, mais 23 milhões do que o trio do FC Porto composto por Rúben Neves, Herrera e Sérgio Oliveira. No que diz respeito ao ataque dos dois rivais, as diferenças não são tão acentuadas, pois graças a Brahimi os dragões totalizam 35,5 milhões de euros, estando Bryan Ruiz, Teo Gutiérrez e Slimani avaliados em 24,5 milhões.

Aliás, Slimani, segundo melhor marcador da Liga portuguesa com 24 golos, tem um preço de mercado de 15 milhões de euros, sendo o segundo jogador do Sporting com maior cotação. Quanto ao goleador do FC Porto, o camaronês Aboubakar (13 remates certeiros), vale 10,5 milhões de euros.

Se a diferença de dez pontos entre as equipas na Liga não tem correspondência nos onzes que devem iniciar a partida no Dragão, o mesmo se passa relativamente à estimativa do Tranfermarkt para o conjunto dos atletas que compõem os dois plantéis. É que o FC Porto tem uma cotação de 150,35 milhões de euros, enquanto o Sporting está avaliado em 156,75 milhões, ou seja, mais 6,4 mil euros.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG