Bolt perde medalha olímpica. Nesta Carter correu dopado

Colega de Bolt na corrida de estafetas acusou positivo para uma substância ilícita nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008

O jamaicano Usain Bolt vai perder uma das suas nove medalhas de ouro olímpicas, depois de o seu compatriota Nesta Carter ter tido um controlo positivo em Pequim 2008, sendo desclassificado da prova de estafetas 4x100 metros.

O Comité Olímpico Internacional (COI) repetiu os testes de doping às amostras de Nesta Carter recolhidas em 2008, fazendo o mesmo a outros 454 atletas. Os resultados positivos custaram a medalha de ouro à equipa de estafetas jamaicana, que quebrou nesta competição um recorde mundial ao finalizar a prova em 37.10 segundos.

Desta forma, Bolt perdeu os prémios triplos-triplos que conquistou antes de completar 30 anos. O atleta jamaicano venceu o ouro nos 100, 200 e 4x100 metros nos Jogos Olímpicos de Pequim2008, Londres2012 e Rio2016.

A substância encontrada na amostra de Carter, de 31 anos, era Metilhexanamina, um componente de descongestionantes nasais que também é usado em suplementos dietéticos, segundo a BBC.

Este componente foi colocado na lista de substâncias proibidas pela Agência Anti-Doping em 2004. Em 2011 foi reavaliada e considerada uma "substância específica", o que significa que o seu consumo pode não estar ligado ao doping.

A comissão disciplinar do COI entendeu que Carter "violou a lei anti-doping" nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e por isso "foi desqualificado da prova masculina dos 4x100 metros" e deve devolver a medalha. Com esta decisão, o resto da equipa, composta por Michael Frater, Asafa Powell e Usain Bolt, também foi desqualificada.

A seleção de Trindade e Tobago, segunda em Pequim2008, deverá herdar a medalha de ouro, seguida pelo Japão e pelo Brasil, primeira seleção que tinha ficado fora do pódio.

Carter fez também parte da equipa jamaicana de estafetas nos Jogos Olímpicos Londres2012.

Além de Carter, o Comité Olímpico Internacional anunciou ainda que a russa Tatiana Lebedeva também teve um controlo positivo em Pequim2008, perdendo a medalha de prata no salto em comprimento e no triplo salto.

Em atualização

Mais Notícias

Outras Notícias GMG