Salvador quer Rafa Silva decidido até segunda-feira

O presidente do Sp. Braga definiu prazo limite para que se chegue a um entendimento. Negócio preso por comissão a empresário

A novela da transferência de Rafa Silva para o Benfica já tem prazo para terminar. Segunda-feira é o dia limite definido por António Salvador, presidente do Sporting de Braga, que já informou os encarnados e o empresário António Araújo para que o negócio seja dado como concluído.

Em causa está a comissão de 1,6 milhões de euros que o agente do jogador reclama por ter intermediado o negócio, algo que os bracarenses não reconhecem, argumentando que o acordo foi estabelecido diretamente entre os presidentes dos dois clubes. Por sua vez, o Benfica já fez saber às partes que é ao clube vendedor a quem compete pagar essa verba no caso de ela ser devida.

Até ao momento o Benfica acertou com o Sp. Braga o pagamento de 16 milhões de euros por 90% do passe de Rafa Silva, sendo que os encarnados acordaram ainda com António Araújo o pagamento de 1,6 milhões de euros correspondentes aos 10% que este empresário detém.

Entretanto, ontem, Rafa Silva foi convocado pelo treinador José Peseiro para o jogo do Sporting de Braga, esta tarde (18.15 horas), na Amoreira, com Estoril, sendo no entanto pouco provável que o jogador seja utilizado, uma vez que a chamada do internacional português é encarada como mais uma forma de pressão dos bracarenses para que o negócio seja dado por concluído.

O caso Rafa Silva foi ontem o tema dominante da conferência de imprensa de Rui Vitória, treinador do Benfica, na antevisão ao jogo com o Nacional (hoje às 20.30, SportTV1), na Choupana. O técnico voltou a reafirmar que se trata de "um dos grandes talentos do futebol português" e sobre a demora na conclusão da contratação mostrou-se pouco preocupado: "As coisas estão a ser tratadas, tal como os clubes informaram. A mim compete-me esperar."

Ainda assim utilizou uma expressão que revela bem as dúvidas que ainda existem em relação à mudança de Rafa Silva para a Luz: "Costumo dizer que não se deve gritar golo antes da bola passar a linha." De qualquer forma diz não estar preocupado pois tem "um grupo de grande qualidade".

Jonas recuperado e convocado

Em relação ao jogo com o Nacional, Rui Vitória já vai poder contar com Jonas, que já recuperou de uma cirurgia ao pé direito, que o impediu de jogar nas duas primeiras jornadas da Liga, com o Tondela e o V. Setúbal. O técnico admitiu que voltar a contar com o brasileiro é importante para a equipa, pois "acrescenta muito golo", mas ainda assim deixou claro que o Benfica "tem jogadores e dinâmicas para ganhar jogos", independentemente de Jonas estar ou não disponível.

Entre os 21 jogadores que viajaram para o Funchal, destaca-se ainda a entrada do defesa-central Kalaica, estando ainda ausentes os lesionados André Almeida, Luisão, Jardel e Zivkovic.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG