Armel Le Cléac'h vence Vendée Globe e bate mais um recorde

O velejador francês Armel Le Cléac'h venceu a Vendée Globe, estabelecendo um novo recorde para a volta ao mundo para um monocasco tripulado por uma única pessoa.

Tripulando o Banque Populaire VIII, Le Cléac'h - também conhecido como o Chacal - chegou a Les Sables d'Olonne (costa norte atlântica de França) exatamente 74 dias, três horas, 35 minutos e 46 segundos depois de ter partido.

Bateu assim por quase quatro dias o anterior recorde, estabelecido na Vendée Globe de 2012/2013, que pertencia a um outro velejador francês, François Gabart: 78 dias, 2 horas, 16 minutos e 40 segundos.

Le Cleách cruzou a linha de chegada pelas 15.37, cerca de cem milhas à frente do segundo na prova, o britânico Alex Thompson. Os últimos dias foram emocionantes, com Thomson a recuperar milhas a Le Cléac'h, chegando a estar a cerca de 40.

Contudo, após a última viragem, o francês voltou a recuperar. A distância entre o primeiro e o segundo acabará assim por ser superior à da regata de 2012/13, cerca de três horas.

Armel Le Cléac'c percorreu nesta volta ao mundo 24 499 milhas (45,4 mil quilómetros), a uma média de 13,77 nós (25,5 quilómetros/hora).

A Vendée Globe, cuja primeira edição se iniciou em 1989 e que decorre de quatro em quatro anos, teve neste ano um recorde de participantes, 29 - a maioria franceses. Desses, já só 18 permanecem em prova.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG