Série de animação mais antiga do mundo suspensa por causa do covid-19

"Sazae-san" está em exibição desde 1969 no Japão. Sem novos episódios, a partir da próxima semana serão transmitidos episódios repetidos.

O Livro do Guinness reconhece-o como o desenho-animado há mais tempo em exibição: Sazae-san é um desenho animado japonês que foi para o ar pela primeira vez em 1969. No entanto, devido à pandemia de covid-19, a equipa de dobragem da série teve de interromper o seu trabalho levando a que, pela primeira vez em décadas, não fosse possível apresentar episódios novos de Sazae-san e terão de ser exibidas repetições.

"Vamos interromper a transmissão de novos episódios de Sazae-san a partir de 17 de maio e, em vez disso, mostraremos repetições", anunciou no domingo a estação de televisão pela Fuji Television Network. Para já, vão ser recuperados episódios de há dois anos.

Sazae-san começou por ser uma série de manga (um género de banda desenhada japonesa) criada por Machiko Hasegawa, que foi a primeira artista de feminina de manga (1920-1992). Foi publicada pela primeira vez no jornal local da Hasegawa, o Fukunichi Shinbun, a 22 de Abril de 1946.

A história de Sazae-san gira em volta de uma típica família de Tóquio, composta pela senhora Sazae, que mora com o marido, os pais, o filo, o irmão e a irmã.

Como série de animação (anime) passou a existir desde 1969 e tem já mais de 7 mil episódios. Os episódios de 30 minutos são transmitidos ao domingo, pelas 18.30, e são já uma "instituição" na televisão japonesa, com milhares de espectadores (a sua audiência média situa-se nos 10%). Em 2013, o Livro dos Recordes do Guinness reconheceu Sazae-san como a série de desenhos-animados há mais tempo em exibição.

A última vez que a transmissão de Sazae-san foi interrompida foi em 1975, devido à profunda crise económica provocada pelo preço de petróleo.

Mais Notícias