Robert Redford anuncia o fim da sua carreira como ator

O ator tem 81 anos. O seu último filme, The Old and The Gang, estreia-se em Portugal a 8 de novembro.

O ator Robert Redford, que vimos em filmes como Os Homens do Presidente (1976) ou África Minha (1985) e que tem atualmente 81 anos, anunciou o fim da sua carreira.

"Nunca digas nunca mas penso mesmo que este terá sido o fim em termos de representação", afirmou o ator em entrevista à Entertainment Weekly , referindo-se a The Old and The Gun, o filme de David Lowery que estreia no final de setembro nos EUA e a 8 de novembro em Portugal. Redford recordou que começou a sua carreira com 21 anos: "Então pensei: acho que já chega. E porque não sair com algo que é tão positivo e otimista?"

Em The Old and The Gun, o ator interpreta o papel de Forrest Tucker, baseado na vida de um criminoso famoso nos Estados Unidos que fugiu 18 vezes da prisão (e falhou mais 12 tentativas de fuga). No elenco estão também Elisabeth Moss, Sissy Spacek, Casey Affleck e Danny Glover. "Foi uma personagem fabulosa para interpretar nesta fase da minha vida", disse o ator.

Robert Redford estreou-se na televisão em 1960 e tornou-se conhecido com Dois Homens e Um Destino (1969), de George Roy Hill, filme em que contracenava com Paul Newman e que contava a história dos bandidos Butch Cassidy e The Sundance Kid. Depois disso nunca mais parou. Entre os seus filmes mais conhecidos estão A Golpada (1973), também de George Roy Hill e também com Paul Newman; As Brancas Montanhas da Morte (1972), Os Três Dias do Condor (1975) e África Minha (1982), todos de Sidney Pollack; Os Homens do Presidente (1976), de Alan J. Pakula, sobre o caso de Watergate; Um Homem Fora de Série (1984), de Barry Levinson.

Redford construiu também uma pequena mas muito respeitável carreira como realizador, tendo inclusivamente ganho um Óscar pelo filme Gente Vulgar (1980), com Donald Sutherland e Mary Tyler Moore. Entre os dez títulos que realizou encontram-se Duas Vidas e Um Rio (1992), Quiz Show (1994) e O Encantador de Cavalos (1998).

Além de tudo isto ele foi o fundador do Festival de Cinema de Sundance, em 1978, que entretanto se tornou um dos mais conceituados festivais de cinema independente.

Apesar de não tencionar voltar a representar, Robert Redford, que completa 82 anos no próximo dia 18, não garante que se irá retirar totalmente do cinema. Quando lhe perguntaram se vai continuar a realizar, respondeu apenas: "Veremos..."

Mais Notícias

Outras Notícias GMG