O Museu do Ano 2020 visita-se na Madeira e sem sair de casa

Empresa estreia projeto de realidade aumentada no Museu de Fotografia.

O Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente"s foi considerado o Museu Português do Ano em 2020. O galardão foi atribuído à instituição depois de uma remodelação. No novo formato, a instituição disponibiliza, além da reconstituição do ateliê do fotógrafo Vicente Jorge Silva, uma apresentação da história dos processos fotográficos, do daguerreótipo às primeiras fotografias a cores, passando pelos dispositivos de lanterna mágica e pela estereoscopia. A instituição disponibiliza agora um espaço de exposição permanente representativo dos vários autores incluídos no acervo, de que faz parte o espólio de praticamente todas as casas madeirenses de fotografia dos séculos XIX e XX, assim como um outro de exposição temporária.

Este ano, numa parceria com a Agência Digital Lim9 e usando o LegendAR (uma plataforma web de realidade aumentada para museus criada pela Start-Up Dimmersion), foi criado um Micromuseu contendo quatro "Exposições Cápsula" para que o museu possa ir até casa dos visitantes. "São quatro câmaras icónicas da história da fotografia em três dimensões e mostram algumas imagens de época captadas com essas mesmas câmaras", explicou João Moreira, um dos criadores do projetos.

O formato multiplataforma permite aceder a este Micromuseu, onde se encontram fotos de Amália Rodrigues ou Winston Churchill, usando um smartphone ou um tablet.

Saiba mais AQUI

Mais Notícias

Outras Notícias GMG