Morreu Dave Prowse, o ator que deu corpo a Darth Vader

Tinha 85 anos. O seu físico de culturista ajudou-o a vestir a armadura e a máscara do vilão da Guerra das Estrelas, mas o seu sotaque forte de Bristol fez com que outro ator, James Earl Jones, acabasse por ser a voz.

Dave Prowse, o ator britânico por detrás da ameaçadora máscara negra de Darth Vader, o vilão da trilogia original dos filmes da Guerra das Estrelas, morreu este sábado, aos 85 anos.

A notícia foi avançada pelo seu agente, Thomas Bowington, este domingo no Facebook. "É com grande tristeza que temos que anunciar que o nosso cliente Dave Prowse morreu ontem de manhã aos 85 anos", revelou.

"Que a força esteja sempre com ele", disse depois à BBC, referindo que a morte dele era "uma verdadeira e profunda perda para nós e milhões de fãs em todo o mundo".

Antigo culturista transformado em ator, foi graças à sua estatura de quase dois metros que Prowse conseguiu o papel de vilão na trilogia original da Guerra das Estrelas.

Apesar de ter sido ele a dar corpo à personagem, com a sua armadura preta brilhante e capa, o facto de ter um sotaque forte de Bristol levou à escolha do ator James Earl Jones para ser a voz por detrás da máscara.

Prowse ficou contudo ligado à personagem, dizendo à AFP em 2013 que ele era "o maior vilão do cinema de todos os tempos".

Desde que a trilogia original da Guerra das Estrelas estreou no final dos anoss 1970 e princípio dos anos 1980, que Prowse viajava pelo mundo a conhecer os fãs.

Além de Darth Vader, o ator tinha o orgulho de ter representado o papel de Green Cross Code Man, responsável pela promoção da segurança rodoviária no Reino Unido. Um papel que lhe valeu a distinção como cavalheiro da Ordem do Império Britânico.

Outras Notícias GMG