Exclusivo Festival de Sundance renova a sua marca de independência

Símbolo exemplar de defesa dos valores do cinema independente, o Festival de Sundance acontece neste ano online. Apesar das limitações impostas pela pandemia, o certame apresenta uma programação forte em que se destaca a revelação de duas atrizes, Rebecca Hall e Robin Wright, como realizadoras.

Nos primeiros dias de 2021, o Festival de Sundance, símbolo americano da produção independente, anulou uma das suas mais emblemáticas, e também mais populares, derivações. Assim, os responsáveis do certame que se realiza em duas cidades vizinhas do estado de Utah (Salt Lake City e Park City) desistiram da realização das tradicionais sessões paralelas, em drive in, na zona de Los Angeles. Os números da covid-19 na zona sul da Califórnia impuseram tal decisão, afinal refletindo toda uma enorme reconversão que a edição deste ano vai implicar: o festival vai decorrer totalmente online, de 28 de fevereiro a 3 de fevereiro.

Este é mais um sintoma paradoxal da situação que, em todo o mundo, os festivais de cinema estão a enfrentar. Por um lado, as restrições às projeções públicas têm sido um dado transversal, incontornável, do último ano; por outro lado, há a preocupação de preservar projetos e estratégias que têm servido a difusão e, mais do que isso, a defesa de formas muito específicas de produção.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG