Vem aí um dispositivo para perder peso que limita abertura da boca

Investigadores da Universidade da Nova Zelândia desenvolveram um aparelho dentário para pessoas que pretendem emagrecer. Íman obriga a uma alimentação à base de líquidos.

Investigadores da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, desenvolveram um dispositivo dentário que serve ajudar as pessoas a perderem de peso, a que chamaram DentalSlim Diet Control.

Este aparelho consiste num sistema metálico que limita a abertura da boca, fazendo com que a pessoa não consiga ingerir alimentos sólidos. Ou seja, obriga-a a uma alimentação à base de líquidos.

Na prática, trata-se de um íman que prende os dentes molares superiores aos inferiores, limitando a abertura da boca a apenas dois centímetros. De acordo com os investigadores, esta é uma forma de limitar a alimentação dos doentes obesos que desejam emagrecer a partir de uma dieta líquida, nomeadamente para os que "precisam de perder peso antes de se submeterem a uma cirurgia" ou para os "diabéticos que podem iniciar a remissão com a perda de peso".

Os resultados da investigação foram publicados na revista científica The British Dental Journal, após um estudo realizado em sete mulheres obesas com vontade de emagrecer e que utilizaram o dispositivo durante duas semanas. Após 14 dias, cada uma delas perdeu cerca de seis quilos de peso.

Estas mulheres envolvidas na experiência relataram, no entanto, um enorme desconforto causado pelo atrito do aparelho com as bochechas.

Os investigadores dizem que não foram encontradas, no entanto, efeitos prejudiciais causados pelo aparelho, referindo que esta solução pode ser uma alternativa mais barata e mais segura do que a da cirurgia bariátrica.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG