Sony lança leitor de livros com ligação à net

A Sony vai colocar, em Dezembro, no mercado norte-americano, uma nova versão do leitor de livros electrónicos Reader, que terá ligação sem fios à Internet para permitir o "download" informático de obras, revelou terça-feira a empresa.

O novo leitor da Sony, de seu nome Reader Daily Edition, será vendido a 399 dólares (cerca de 280 euros) e terá um ecrã táctil de sete polegadas (cerca de 18 centímetros), sendo o primeiro da companhia a ter ligação sem fios, algo que o leitor Kindle, da Amazon, oferece desde o início.

"Acreditamos sempre que os consumidores devem ter poder de decisão sobre todos os aspectos da sua experiência de leitura e hoje demos um grande passo para cumprir essa promessa", declarou o presidente da divisão de leitura digital da Sony Electronics, Steve Haber, ao apresentar o novo leitor em Nova Iorque.

Steve Haber assegurou ainda que a Sony oferece "os dispositivos mais acessíveis do mercado, o maior acesso a livros electrónicos gratuitos e preços baixos".

O Reader Daily Edition liga-se à Net com tecnologia de terceira geração através da operadora AT&T, sem que isso implique o pagamento de mensalidades pelos "downloads" mas apenas o preço dos livros.

A Sony anunciou também que estabeleceu uma parceria com a Biblioteca Pública de Nova Iorque para que os usuários do Reader possam aceder aos 29 mil títulos electrónicos daquela entidade a título de empréstimo.

Nesses moldes, os livros permanecerão disponíveis nos leitores dos utilizadores durante 21 dias após terem sido descarregados, ficando depois inacessíveis.

Quem possuir um dos modelos Reader da Sony também poderá ler gratuitamente mais de um milhão de livros já isentos de direitos de autor (isto é, em domínio público) disponibilizados no Google Books, o projecto de digitalização de livros do motor de busca Google, que aspira a criar uma gigantesca biblioteca virtual.

A Sony, que iniciou o negócio dos livros electrónicos em 2006, espera agora conquistar quota de mercado ao Kindle, da Amazon, que, apesar de ter saído um ano depois, concentrou a atenção dos consumidores norte-americanos, sobretudo por ter ligação sem fios à Internet.

O novo leitor da Sony vai continuar a permitir aos utilizadores a leitura de documentos pessoais no computador, tanto na vertical como na horizontal.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG